Herdeiro da Toyota ganha holofotes em esforço de marketing

Executivos da Toyota pareciam, por vezes, compartilhar a personalidade dos carros mais vendidos da montadora -- confiáveis e eficientes, mas também chatos e sem graça.
Isso está mudando. Nos últimos meses, o herdeiro da família fundadora e presidente da empresa, Akio Toyoda, emergiu das burocráticas sombras para apresentar-se como o maior vendedor da companhia, entusiasta de carros e alinhado com tendências da moda.
Os esforços de marketing em torno de Toyoda são um passo não convencional para a companhia que é um ícone corporativo no Japão, onde o trabalho em equipe é valorizado acima do culto à personalidade.
Nas últimas semanas, Toyoda vestiu um macacão de corrida para dirigir o supercarro Lexus LFA (Lexus é a divisão de luxo da Toyota) nas 24 horas de Nürburgring, tradicional circuito da Alemanha, e apareceu em uma festa da marca em Nova York com uma gravata borboleta hipster e óculos retrô.
OUTROS PROCESSOS
Para avançar, a Toyota também vem mexendo no seu lento processo de tomada de decisões. A companhia recentemente nomeou executivos não-japoneses para assumir centros regionais, dividindo o comando das operações em quatro diferentes times de negócios e nomeando vice-presidentes executivos para assumir três deles.
"O objetivo é que os executivos estejam próximos aos locais para ver por conta própria o que está acontecendo e tomar decisões rápidas", disse Toyoda, de 57 anos, em entrevista coletiva nesta segunda-feira (1º).
Uma série de desastres, incluindo a crise com o recall de 2009, levaram a empresa a adotar uma radical mudança na sua imagem corporativa. A Toyota realizou o recall de milhões de veículos globalmente em função de problemas incluindo falha no acelerador e no design dos tapetes.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.