Topo

International inaugura fábrica de caminhões no Brasil

Alberto Alerigi Jr.

Em São Paulo (SP)

11/06/2013 17h37

A fabricante de caminhões International inaugurou nesta terça-feira (11) sua primeira fábrica própria no Brasil, em um projeto que amplia a presença do grupo norte-americano Navistar -- no momento em que o mercado de veículos comerciais se recupera do forte tombo sofrido em 2012.

A unidade da International foi instalada em Canoas, no Rio Grande do Sul, e tem capacidade para produção de 5 mil caminhões por ano em três turnos de trabalho. Com a inauguração da sede, a marca vai disputar mercado com pesos-pesados do setor, incluindo as líderes MAN, do grupo Volkswagen, Mercedes-Benz e Ford, que vendem entre 1.500 e 3.500 veículos por mês no país.

A inauguração da International ocorre em meio a alguns anúncios de novas marcas de caminhões ocorridas no mercado brasileiro este ano, com o objetivo de aproveitar os investimentos do país em infraestrutura. No final de abril, a chinesa Shacman afirmou que vai investir R$ 400 milhões na construção de uma fábrica no interior de São Paulo com capacidade para 10 mil veículos por ano.

MERCADO
Depois de cair mais de 40% em 2012 por problemas causados por mudança nas regras de emissão de poluentes do país e pela forte antecipação de compras em 2011, a produção de caminhões no Brasil acumula alta de 13% de janeiro a maio deste ano, com as vendas avançando 2,2%.

A International estima aumentar suas vendas no Brasil em 2013 em 35% em relação aos 521 caminhões comercializados em 2012. A fábrica produzirá dois modelos, um pesado, com câmbio manual e automatizado, e um semipesado. Os veículos têm índice de nacionalização de 65%.

A nova unidade faz parte de investimentos realizados pelo grupo Navistar no Brasil e na Argentina nos últimos três anos. Além da fábrica de caminhões, os recursos foram aplicados na divisão de produção de motores diesel MWM International. A companhia não revelou o investimento específico na fábrica de Canoas.