International inaugura fábrica de caminhões no Brasil
A fabricante de caminhões International inaugurou nesta terça-feira (11) sua primeira fábrica própria no Brasil, em um projeto que amplia a presença do grupo norte-americano Navistar -- no momento em que o mercado de veículos comerciais se recupera do forte tombo sofrido em 2012.
A unidade da International foi instalada em Canoas, no Rio Grande do Sul, e tem capacidade para produção de 5 mil caminhões por ano em três turnos de trabalho. Com a inauguração da sede, a marca vai disputar mercado com pesos-pesados do setor, incluindo as líderes MAN, do grupo Volkswagen, Mercedes-Benz e Ford, que vendem entre 1.500 e 3.500 veículos por mês no país.
A inauguração da International ocorre em meio a alguns anúncios de novas marcas de caminhões ocorridas no mercado brasileiro este ano, com o objetivo de aproveitar os investimentos do país em infraestrutura. No final de abril, a chinesa Shacman afirmou que vai investir R$ 400 milhões na construção de uma fábrica no interior de São Paulo com capacidade para 10 mil veículos por ano.
MERCADO
Depois de cair mais de 40% em 2012 por problemas causados por mudança nas regras de emissão de poluentes do país e pela forte antecipação de compras em 2011, a produção de caminhões no Brasil acumula alta de 13% de janeiro a maio deste ano, com as vendas avançando 2,2%.
A International estima aumentar suas vendas no Brasil em 2013 em 35% em relação aos 521 caminhões comercializados em 2012. A fábrica produzirá dois modelos, um pesado, com câmbio manual e automatizado, e um semipesado. Os veículos têm índice de nacionalização de 65%.
A nova unidade faz parte de investimentos realizados pelo grupo Navistar no Brasil e na Argentina nos últimos três anos. Além da fábrica de caminhões, os recursos foram aplicados na divisão de produção de motores diesel MWM International. A companhia não revelou o investimento específico na fábrica de Canoas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.