Topo

Venda de carros na França amplia queda antes de novos lançamentos

Laurence Frost

Em Paris (França)

03/06/2013 10h52

As vendas de automóveis franceses caíram 10,3% em maio, informou o principal órgão da indústria automobilística do país, à medida que consumidores esperam novos modelos da Renault e da PSA Peugeot Citroën.

Os emplacamentos caíram para 148.554 veículos no mês passado, ante 165.691 no ano anterior, afirmou o CCFA em um comunicado enviado por email, nesta segunda-feira (3). A associação com sede em Paris reiterou sua previsão de declínio de 8% no mercado para o fechado do ano.

Com o mercado de automóveis europeu aproximando-se de uma mínima em duas décadas, após cinco anos de contração, as montadoras em dificuldade esperam estar se aproximando do final da queda.

Em abril, os emplacamentos de carros em toda a Europa subiram pela primeira vez em 19 meses, e o declínio francês desacelerou-se para 5,2%, ajudado por dias extras de vendas, uma vez que o feriado da Páscoa caiu mais cedo do que em 2012.

As vendas de carros da Renault na França caíram outros 16,5% no mês passado, enquanto a Peugeot caiu 8,2% e a Volkswagen caiu 11%. A GM sofreu uma queda de 25,6% nas vendas.

As vendas de veículos comerciais leves, no entanto, caíram 11,2%, mais rápido do que as vendas de automóveis, abalando a contínua fragilidade do mercado.

O lançamento de modelos "deve ter um efeito mais positivo em junho e julho e continuar durante o segundo semestre", disse o porta-voz da CCFA François Roudier.