Topo

GM vende 3% mais nos EUA e China e cai na América do Sul e Europa

Marcas como Buick (na imagem, o sedã Verano), Cadillac e Wuling, fortes na China, alavancam GM - Divulgação
Marcas como Buick (na imagem, o sedã Verano), Cadillac e Wuling, fortes na China, alavancam GM Imagem: Divulgação

<br>Em Detroit (EUA)

16/04/2013 11h48

A GM anunciou nesta terça-feira (16) que suas vendas globais no primeiro trimestre subiram 3,6%, para quase 2,4 milhões de veículos, uma vez que um forte desempenho em seus dois maiores mercados, Estados Unidos e China, compensaram o resfriamento da demanda na Europa.

Na América do Sul, as vendas da GM caíram 5,3%, numa queda mais acentuada do que o recuo de 2% registrado um ano antes.

Cálculos internos da maior fabricante dos EUA indicam que a companhia superou a performance da indústria automotiva global durante o período, quando as vendas mundiais de automóveis subiram 1,5%.

A GM apurou vendas 8,2% maiores na América do Norte no período. A GM Internacional, braço responsável também pela China, teve alta de 7%. Juntas, estas duas unidades de negócio representaram cerca de 75% das vendas globais do grupo no primeiro trimestre. A GM aumentou as vendas durante o primeiro trimestre devido à performance das marcas Cadillac, Buick e Wuling, afirmou um porta-voz da companhia.

Na Europa, as vendas da GM recuaram 6,4%, mas a um ritmo de queda mais lento do que em 2012, quando as vendas da GM caíram 8,2% na região.

As vendas da marca Chevrolet cresceram menos de 1%, para 1,18 milhão de veículos. Enquanto isso, as vendas globais da marca de luxo Cadillac subiram 26%, para 54.076 unidades no primeiro trimestre.