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Dificuldade nas vendas de carros japoneses na China persiste em 2013

Fang Yan<br>Nick Edwards<br>Yoko Kubota

Em Pequim (China) e Tóquio (Japão)

03/04/2013 09h11

As vendas das fabricantes japonesas na China nos primeiros três meses de 2013 ainda precisam se recuperar da queda aguda de 2012. Rivais estrangeiras estão capitalizando em um mercado em que se espera 7% de crescimento em 2013.

A Mazda disse na quarta-feira (3) que suas vendas e de seus parceiros na China, maior mercado mundial de automóveis, caíram 21,5% em três meses, em relação ao mesmo período um ano atrás.

Os números sugerem que as empresas provavelmente terão dificuldade na China ainda por algum tempo, e o otimismo anterior de uma recuperação rápida -- a Mazda disse em novembro que esperava estar de volta ao normal ao final de março -- foi inapropriado.

No início desta semana, a Nissan afirmou que suas vendas tiveram queda de 15,1% nos três meses até março, na comparação de ano a ano, enquanto a Toyota recuou 12,7%, e a Honda decresceu 5,2%.

"Enquanto a percentagem da queda na comparação anual das vendas de montadoras japonesas na China está diminuindo, as vendas ainda estão em baixa em cerca de 10%, o que mostra que continuaram com dificuldade no mercado. Nós acreditamos que isso irá continuar neste ano e até o ano que vem, e o próximo", afirmou o analista da IHS Automotive, Masatoshi Nishimoto, em Tóquio.

CONFLITO
Apesar de as estatísticas terem melhorado desde setembro passado, quando as vendas despencaram em aproximadamente 50%, depois de violentos protestos contra o Japão explodirem na China em resposta a uma disputa diplomática entre os dois países, empresas japonesas continuam a combater seus rivais, incluindo a Volkswagen e a General Motors.

Marcas alemãs, em particular, aproveitaram a vantagem e cresceram para 19,3% na participação do mercado, ante de 18,4% anteriormente. Os dados para março ainda não foram revelados.