Topo

Volkswagen e BMW ganharão participação de mercado, diz pesquisa

Martin Winterkorn (de costas), presidente mundial do grupo Volkswagen, mostra Passat americano e anuncia aumento de vagas nos EUA no Salão de Detroit de 2011, no início do plano de expansão - AFP - janeiro-2011
Martin Winterkorn (de costas), presidente mundial do grupo Volkswagen, mostra Passat americano e anuncia aumento de vagas nos EUA no Salão de Detroit de 2011, no início do plano de expansão Imagem: AFP - janeiro-2011

Em Detroit (EUA)

09/01/2013 11h53

A Volkswagen e a BMW são as fabricantes favoritas para ganhar participação de mercado na indústria automotiva global nos próximos cinco anos, de acordo com uma pesquisa com altos executivos do setor divulgada nesta quarta-feira (9) nos Estados Unidos.

A Toyota teve uma grande recuperação em sua posição, e enquanto a combinação de Hyundai e Kia ainda permanece em quarto, o número de executivos que sentiu que as montadoras ganharão fatia de mercado caiu, de acordo com o estudo realizado pela KPMG.

A Volkswagen lidera a lista pelo terceiro ano consecutivo, e a porcentagem de executivos que acreditam que a montadora alemã vai aumentar sua presença no mercado global subiu 11 pontos para 81%, de acordo com a KPMG. A BMW ficou em segundo lugar, com 70%, 7 pontos a mais que a pesquisa do ano passado.

"A Volkswagen tem sido a líder pelos últimos três anos, mas continuar com aumento de 11% realmente me surpreendeu", disse Gary Silberg, da área de veículos da KPMG. A Toyota, que sofreu um forte impacto em sua imagem após recall de quase 19 milhões de veículos em todo o mundo desde 2009 até o início de 2011, registrou o maior ganho, segundo a KPMG. A montadora terminou em terceiro com 68%, uma alta de 44% ante o ano passado.

A Hyundai e a Kia ficaram com 61%, 2 pontos a menos que no ano passado e 11 pontos a menos que o resultado de 2011, de acordo com a KPMG. A Nissan foi a quinta, com 50%, seguida por Ford e General Motors, com 44% cada. Em 2010, apenas 13% dos pesquisados achava que a GM aumentaria sua fatia de mercado.

A Fiat e sua unidade Chrysler ficaram em nono, com 37%, entre a Daimler (41%) e a Honda (34%). As marcas apontadas pela pesquisa com possibilidades de perder participação incluem Subaru, Mitsubishi, Mazda e Suzuki.

Quando se inclui novas marcas emergentes, a KPMG informou que as 10 principais incluem quatro montadoras chinesas: BAIC Group (terceira posição), SAIC Motor (6ª), FAW Group (7ª) e Geely (8ª), bem como a indiana Tata (10ª). Entretanto, suas participações são muito menores, então ganhos não devem ser surpresa.