Topo

GM pode sair de uma de suas unidades de investimento em breve

Ben Klayman

Da Reuters, em São Francisco (EUA)

15/11/2012 19h05

A GM pode, em breve, desinvestir de uma de suas unidades de capital de risco, por meio de uma oferta inicial de ações ou pela venda para um investidor estratégico, afirmou o vice-presidente de tecnologia da montadora nesta sexta-feira (16).

A marca iniciou sua unidade de capital de risco há mais de dois anos, com um orçamento de US$ 200 milhões para investir em companhias pré-operacionais que desenvolvem promissoras tecnologias relacionadas à carros.

Apesar de a GM Ventures não fornecer mais detalhes sobre em quantas companhias investiu ou sobre quanto gastou, o vice-presidente de tecnologia, Jon Lauckner, disse que a montadora poderia deixar sua participação em um de seus investimentos.

"Esperamos ter uma saída em um futuro não tão distante", afirmou a repórteres na última quarta-feira. "E esperamos, basicamente, pagar por todos os outros investimentos que fizemos."

Uma das áreas de foco de investimento da GM Ventures está em tecnologias limpas e a eletrificação dos veículos. Outras áreas incluem tecnologias de informação e entretenimento dentro do carro, sensores, processadores e materiais avançados e eficientes que podem melhorar o desempenho dos veículos ou diminuir custos.

Em janeiro de 2011, a GM investiu na fabricante de baterias Envia Systems, uma empresa pré-operacional baseada na Califórnia que desenvolve baterias mais potentes e baratas para veículos elétricos.