Topo

Mantega espera mais investimentos de montadoras com novo regime

Jeferson Ribeiro<br>Luciana Otoni

Da Reuters, em Brasília (DF)

04/10/2012 11h16

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta quinta-feira (4) que as montadoras de veículos deverão aumentar os investimentos com o início da vigência do novo regime automotivo a partir de 2013, além dos mais de US$ 20 bilhões (cerca de R$ 40,4 bilhões) já previstos para os próximos três anos.

Segundo o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, entre as principais metas do novo regime automotivo (Inovar-Auto) até 2017 que o setor produza automóveis que rodem 17,2 quilômetros com um litro de gasolina e 11,96 quilômetros com um litro de etanol.

Atualmente, segundo o ministro, o consumo médio nacional é de 14 quilômetros por litro de gasolina e de 9,71 quilômetros por litro de etanol. Com isso, acrescentou, a população terá uma economia média anual de 1.150 reais no consumo de combustível.

Os ministros afirmaram que não apostam em queixas ao novo regime junto à Organização Mundial do Comércio. "Não há nenhum painel na OMC contra o Brasil e não haverá com esse regime automotivo, porque ele está enquadrado nas regras da OMC", disse Mantega.

O novo regime começou a ser gestado em meio à chegada de uma série de novas marcas ao país, que até o final do ano passado vinham impulsionando as importações brasileiras de veículos gerando fortes críticas da indústria nacional.

Com as novas regras, o governo espera impulsionar a posição do país entre os maiores produtores de veículos do mundo. "Somos o quarto maior mercado de veículos e o sétimo maior produtor (...) Não há motivos para o Brasil não ser o quarto maior fabricante de veículos do mundo", disse Pimentel.