Topo

Vendas de veículos na Europa caem em agosto pelo 11º mês seguido

Ford EcoSport é apresentado na Europa pelo vice-presidente global da Ford, Jim Farley. Com vendas em queda nos principais mercados, saída para marcas está em modelos compactos, de menor valor - Divulgação
Ford EcoSport é apresentado na Europa pelo vice-presidente global da Ford, Jim Farley. Com vendas em queda nos principais mercados, saída para marcas está em modelos compactos, de menor valor Imagem: Divulgação

Laurence Frost

Em Paris (França)

18/09/2012 07h50

As vendas de veículos na Europa sofreram em agosto a 11ª queda mensal seguida, de 8,5%, liderada por Ford, General Motors e Fiat, embora marcas de médio porte tenham sentido uma pressão maior em mercados como Itália, França e Alemanha.

A região somou 722.483 emplacamentos no mês passado, informou a Associação de Montadoras Europeias, sediada em Bruxelas, contra 789.458 um ano antes. As vendas nos oito meses até agosto caíram 6,6%, para 8,59 milhões.

MONTANHA-RUSSA
A Ford teve o pior agosto entre as grandes montadoras ao ver as vendas despencarem 29% na comparação anual. Os emplacamentos na Europa costumam atingir mínimas recordes durante o principal mês de férias no continente.

Com exceção da Espanha, os países mais impactados pela crise de dívida europeia continuaram a sofrer, com os emplacamentos diminuindo em 20% na Itália e 11% na França. As vendas no Reino Unido ficaram praticamente inalteradas.

As vendas da Peugeot Citroën caíram 12%, e as da Renault cederam 13%.

Já as vendas na Espanha subiram 3,4%, com os consumidores adiantando as compras antes do aumento de impostos em 1º de setembro.

As vendas na Alemanha, que por muito tempo resistiu ao colapso europeu, recuaram 4,7% em agosto, próximo à queda de 5% em julho. 

A GM, com as marcas Opel, Vauxhall e Chevrolet, apurou uma queda de 18% nas vendas do mês passado, compensada pelo recuo dos emplacamentos da Fiat. A Volkswagen, enquanto isso, continuou a ganhar espaço de rivais menores, com aumento de 1,6% liderado por um avanço de 8% da marca de luxo Audi.