Topo

Metalúrgicos da Honda no interior de SP aprovam reajuste de 9%

Alberto Alerigi Jr.

Da Reuters, em São Paulo (SP)

18/09/2012 14h30

Trabalhadores da fábrica da automóveis da Honda em Sumaré (SP) aprovaram nesta terça-feira (18) uma proposta de reajuste salarial de 9%, informou sindicato de metalúrgicos da região.

O acordo envolve cerca de 3.200 trabalhadores da unidade que produz os modelos Fit, City e Civic, informou o Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas e Região.

O aumento ocorreu depois de greve do primeiro turno da fábrica na segunda-feira (17), disse Eliezer Mariano da Cunha, dirigente sindical. Segundo ele, o acordo foi o primeiro a ser fechado na região que reúne cerca de 62 mil metalúrgicos.

Pelos termos acordados, os metalúrgicos da Honda em Sumaré receberão aumento de 5,39% relativo à inflação pelo INPC, mais 3,43% de ganho real. A montadora também vai pagar abono de 3.400 reais.

A Honda retomou em fevereiro os níveis de produção em Sumaré depois que o volume de carros da linha de montagem ter sido reduzido no ano passado devido aos destastres naturais no Japão e na Tailândia, que afetaram a distribuição mundial de componentes.

De janeiro a agosto, as vendas de automóveis e comerciais leves da Honda somam 88.248 veículos, crescimento de 34% sobre o mesmo período de 2011, ante uma expansão do setor de 7% no mesmo intervalo. Parte desta melhora se deve ao lançamento das novas gerações do Honda Civic e do CR-V.

Na semana passada, metalúrgicos da General Motors em São José dos Campos (SP) aprovaram reajuste de 8,24% que inclui aumento real de 2,7%, além de abono de 3.250 reais.