Topo

Ford avalia manter presidente no conselho após sua aposentadoria

Alan Mulally (à direita), presidente da Ford, deve continuar na "firma" depois de sua aposentadoria - Reuters
Alan Mulally (à direita), presidente da Ford, deve continuar na "firma" depois de sua aposentadoria Imagem: Reuters

Bernie Woodall<br>Deepa Seetharaman

Da Reuters, em Detroit (EUA)

13/09/2012 16h29

A diretoria da Ford está considerando manter o presidente-executivo, Alan Mulally, envolvido nos negócios da fabricante após a sua aposentadoria, como membro do conselho de administração. As informações, reveladas nesta quinta-feira (13), são de uma fonte familiar do executivo.

O conselho, que se reúne nesta quinta em Dearbon, Michigan, está preparando o terreno para promover Mark Fields, presidente das operações da Ford na América do Norte e América do Sul, para presidente de operações, disse a fonte, que preferiu não se identificar.

"Bill Ford, o bisneto do fundador Henry Ford, permanecerá como presidente do conselho" disse.

"A Ford Motor Company leva os planos de sucessão a sério e temos planos de sucessão para cada uma das nossas posições de liderança", completou Ray Day, vice-presidente de comunicações da Ford.

Nomear o sucessor de Mullally é crucial para a Ford porque o executivo de 67 anos, que já atuou na Boeing, é identificado como o responsável pela habilidade da empresa de evitar a concordata e resgates do governo dos EUA que ocorreram em 2009 com as rivais General Motors e Chrysler Group.