Topo

Mesmo em alta, vendas de carros novos desapontam nos EUA

<br>Ben Klayman<br>Deepa Seetharaman

Em Detroit (EUA)

01/06/2012 14h04

As vendas de carros novos General Motors, Toyota e Chrysler nos Estados Unidos ficaram abaixo das expectativas, em maio, o que sugere que a demanda do setor desacelerou depois do forte ritmo nos primeiros quatro meses do ano.

A vendas da GM aumentaram 11%, enquanto Crysler e Toyota subiram 30% e 87%, respectivamente, mas todos os resultados ficaram abaixo das expectativas. As vendas da Ford cresceram quase 13%, abaixo do que o Barclays e Edmunds.com esperavam, mas melhor do que as estimativas de outras empresas.

As vendas de maio da GM cresceram para 245,2 mil veículos. Já a Ford registrou 216,2 mil carros vendidos. A Toyota apurou vendas de 202,9 mil unidades no mês, enquanto as vendas da Chrysler, controlada da Fiat, subiram para 150 mil veículos (veja mais detalhes aqui). A Volkswagen divulgou crescimento de 28% nas vendas de sua marca própria, para 38,6 mil.

As vendas da Nissan Motor aumentaram 21%, mas o resultado da montadora japonesa ficou igualmente abaixo das previsões.

"Durante qualquer recuperação você alguns sinais apontando para uma alta, outros neturos, alguns para baixo", disse o diretor de operações da Volkswagen nos Estados Unidos, Jonathan Browning.

Economistas consultados pela Thomson Reuters esperam uma taxa anual de 14,5 milhões de veículos para o mês. A expectativa supera 14 milhões em cada um dos quatro primeiros meses do ano, incluindo 15,1 milhões em fevereiro.

Alguns representantes da indústria esperam que a taxa de maio seja inferior, uma vez que o tempo mais quente no início do ano impulsionou a demanda. Além disso, a queda dos combustíveis na bomba reduziu a pressão sobre os consumidores para se livrarem de carros que consomem mais e comprarem carros mais econômicos.

As vendas de automóveis têm sido um dos pontos de destaque na economia por diversos meses, e os resultados das vendas mensais vão dar um panorama da demanda do consumidor.