Topo

Mazda e Fiat se unem para espantar a crise e fazer carros esportivos

O roadster MX-5 será usado como base para novos modelos da Mazda e da Alfa Romeo - Toru Hanai/Reuters
O roadster MX-5 será usado como base para novos modelos da Mazda e da Alfa Romeo Imagem: Toru Hanai/Reuters

<br>Chang-Ran Kim

Em Tóquio (Japão)

23/05/2012 08h24

A Mazda Motor e a Fiat anunciaram nesta quarta-feira (23) uma aliança para a produção de uma nova geração de carros esportivos para recuperarem seus negócios. A quinta maior montadora japonesa e a Fiat concordaram, a princípio, em desenvolver e produzir carros esportivos de dois lugares para suas respectivas marcas Mazda e Alfa Romeo baseados no modelo MX-5 da Mazda, informaram as empresas em um comunicado. O acordo não envolve uma união de capital.

Tanto Mazda, quanto Fiat descartam a possibilidade de uma aliança acionária, dizendo que seu memorando de entendimento não contemplava tais negociações. As companhias, contudo, discutirão mais possibilidades de cooperar na Europa, segundo o comunicado.

Os carros sob colaboração serão equipados com seus respectivos motores e construídos na fábrica da Mazda em Hiroshima, com a produção do Alfa Romeo programada para começar em 2015.

O MX-5, lançado em 1989, foi declarado o carro esportivo de dois lugares mais vendido da história pelo Guiness Book em 2000.

"O MX-5 é um carro icônico da linha da Mazda (...) mas desenvolver a próxima geração pela Mazda sozinha seria difícil de justificar e esse acordo permite a eles fazer isso", disse o analista Tatsuo Yoshida, do UBS.

A Mazda sofreu prejuízo por quatro anos consecutivos, em meio à valorização do iene que torna seus carros menos competitivos nos mercados internacionais. A montadora fabrica a maior parte de seus veículos no Japão e exporta quase 80% da produção.

Montadoras em todo o mundo têm forjado parcerias para dividir o crescente peso de pesquisa e desenvolvimento à medida que governos apertam regulamentações ambientais e de segurança, e para reduzir custos em meio à forte concorrência.