Topo

BMW e Hyundai discutem aliança para motores e desenvolvimento de carros

Hyunjoo Jin<br>Christiaan Hetzner

Em Seul (Coréia do Sul) e Frankfurt (Alemanha)

04/05/2012 16h04Atualizada em 04/05/2012 20h35

A fabricante de carros premium alemã BMW e o grupo sulcoreano Hyundai estão discutindo a possibilidade de uma associação para o desenvolvimento de motores e em outras áreas, disse à Reuters uma fonte com conhecimento direto da questão.

"As conversas estão em uma etapa inicial", afirmou a fonte, que não quis se identificar porque as conversas são confidenciais.

Outra fonte disse à Reuters que as duas companhias discutiram uma aliança ampla, incluindo o desenvolvimento conjunto de motores e compartilhamento igualitário de custos de desenvolvimento. Ele disse que não tem conhecimento sobre se as conversas ainda estão em andamento.

A publicação segmentada alemã Automobil Produktion publicou reportagem na quinta-feira (3) que Chung Eui-sun, filho e herdeiro natural do presidente do Conselho de Administração da Hyundai, Chung Mong-koo, encontrou-se com executivos da BMW em Munique para discutir o compartilhamento de custos de desenvolvimento de motores, entre 1 bilhão e 2 bilhões de euros (US$ 1,3 bilhão e US$ 2,6 bilhões).

Nenhuma das duas fabricantes parece precisar do acordo -- um recente estudo global da indústria automotiva feito pela Ernst & Young disse que a margem operacional de 10,4% da Hyundai no ano passado era superada apenas pelos 11,7% do obtido pela BMW.

Um porta-voz da Hyundai negou que haviam conversas sobre alianças ou encontros entre o alto escalão da companhia, dizendo: "Isso é infundado". A BMW não comentou o assunto nesta sexta-feira (4).

A Hyundai tem uma estratégia de mercado agressiva e ultimamente tem buscado incomodar marcas como a própria BMW, Audi e Mercedes-Benz, por meio de lançamentos cada vez mais sofisticados -- como os sedãs Genesis e Equus. Aos poucos, vai ganhando a reputação de fabricante destemida e atrevida, não só no Brasil, mas também na Europa.

Já a BMW é a líder da trinca premium alemã, deixando Audi e Mercedes para trás -- inclusive no Brasil. A BMW possui uma subdivisão de motocicletas e a marca i, de carros elétricos, além da Mini e da Rolls-Royce. Já a Hyundai é o carro-chefe de um grupo que inclui a Kia.