Topo

GM fez proposta por mais de um terço da japonesa Isuzu

02/05/2012 13h43

Por Kentaro Sugiyama

TÓQUIO, 2 Mai (Reuters) - A General Motors Co chegou a fazer uma proposta por uma fatia de controle de mais de um terço da Isuzu Motors -investimento avaliado em cerca de 3 bilhões de dólares- mas agora está buscando uma fatia menor depois que a fabricante japonesa de caminhões disse querer continuar independente, informou uma pessoa com conhecimento das negociações.

A GM é vista como intereressada na força da Isuzu nos mercados do sudeste asiático e a sua tecnologia a diesel, e um acordo seria uma incursão de volta a um território conhecido já que as duas empresas já foram parceiras por 35 anos.

A montadora norte-americana já teve 49 por cento de participação na Isuzu antes de vendê-la. Os últimos 7,9 por cento de participação que a GM tinha na japonesa foram vendidos em 2006 por 300 milhões de dólares.

Uma fatia de 33,4 por cento de uma empresa no Japão dá ao acionista poderes de veto em decisões do conselho e poderia valer cerca de 3,2 bilhões de dólares considerando o preço atual das ações da Isuzu. O jornal Nikkei disse que a GM está em busca de uma fatia de 10 por cento na japonesa.

A Isuzu disse em um comunicado na terça-feria que está considerando uma vasta quantidade de parcerias, não se limitando à GM, acrescentando que ainda não tomou nenhuma decisão.

A GM não quis comentar.

(Reportagem adicional de Emi Emoto e Chang-Ran Kim em Tóquio, e Ben Klayman em Detroit).