Topo

Peugeot tem queda de 7% nas vendas entre janeiro e março

Philippe Varin (no telão e à dir.), presidente do grupo PSA Peugeot Citroën: a vida não está fácil - AFP
Philippe Varin (no telão e à dir.), presidente do grupo PSA Peugeot Citroën: a vida não está fácil Imagem: AFP

James Regan e Gilles Guillaume

Em Paris (França)

25/04/2012 08h49

A PSA Peugeot Citroën, maior fabricante de carros da França, prevê um segundo trimestre difícil, afirmando que a demanda continuou fraca nos mercados doméstico e do sul da Europa, o que fez as vendas do primeiro trimestre caírem 7%.

A receita caiu para 14,3 bilhões de euros (US$ 18,9 bilhões), ante previsão 13,9 bilhões de euros segundo uma pesquisa da Thomson Reuters. As vendas da divisão automotiva caíram 14%, para 9,72 bilhões de euros.

"O cenário continuou difícil durante o trimestre, com pressão sobre o preço similar ao do último trimestre de 2011. Mercados do sul da Europa pioraram consideravelmente, com impacto desfavorável sobre o conjunto de países do grupo", disse a Peugeot. "Esse quadro deve continuar ao longo do primeiro semestre do ano", previu a montadora.

A Peugeot reiterou nesta quarta-feira (25) que prevê para o ano um encolhimento de 5% no mercado automotivo da Europa e de 10% na França, mas não divulgou sua estimativa de resultados para 2012.

A segunda maior montadora da Europa depois da Volkswagen alcançou no primeiro trimestre metade do plano de se desfazer de 1,5 bilhão de euros em ativos e disse que a dívida líquida deve diminuir muito neste ano.

"As vendas da Peugeot não foram piores do que se esperava, mas ainda há muitas incertezas pela frente", afirmou a analista Kristina Church, do Barclays. "Eles disseram que o fluxo de caixa livre será ruim, mas a questão é quão ruim será", concluiu.