Topo

Scania tem lucro maior que previsto no 1º trimestre

24/04/2012 09h29

ESTOCOLMO, 24 Abr (Reuters) - A Scania apresentou nesta terça-feira cenário mais otimista do que o esperado para a demanda no impactado mercado europeu, com estabilidade na queda de encomendas e recuo menor que o esperado no lucro.

A crise de dívida na zona do euro e mudanças de motores no Brasil interromperam um salto na demanda no altamente cíclico mercado de caminhões, levando a Scania a adotar menor ritmo de produção, dispensar funcionários temporários e travar investimentos.

Embora as encomendas de caminhões e ônibus da companhia tenham caído 19 por cento no primeiro trimestre sobre um ano antes, o desempenho ficou em linha com a estimativa de analistas e foi melhor que a queda de 27 por cento sofrida nos três últimos meses de 2011.

As encomendas na Europa, maior mercado da Scania, recuaram apenas 6 por cento na relação anual por queda na atividade na Espanha, Itália e Holanda, enquanto as operações melhoraram na Rússia e Ucrânia.

O lucro operacional da empresa caiu para 2,32 bilhões de coroas suecas (342 milhões de dólares) no primeiro trimestre, ante 3,34 bilhões no mesmo período do ano passado, mas ficou acima da previsão de 2,13 bilhões, segundo pesquisa da Reuters.

Fabricantes de caminhões também têm enfrentado queda nas vendas no Brasil, um dos principais mercados da Scania, onde novas regras de emissão de poluentes devem conter a demanda no primeiro semestre, após retomada desde a crise financeira em 2008.

As encomendas na América Latina despencaram 39 por cento entre janeiro e março, segundo a companhia.

(Por Niklas Pollard e Helena Soderpalm)