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Venda de carros e comerciais leves sobe 20,5% em março

 Paulo Whitaker / Reuters
Imagem: Paulo Whitaker / Reuters

<br>Alberto Alerigi Jr.

Em São Paulo

02/04/2012 10h44

Por Alberto Alerigi Jr.

SÃO PAULO, 2 Abr (Reuters) - As vendas de automóveis e comerciais leves novos no Brasil dispararam 20,5 por cento em março sobre fevereiro, incentivadas por um número maior de dias úteis. Na comparação anual, porém, houve queda de 1,6 por cento, informou uma fonte à Reuters nesta segunda-feira com acesso aos dados preliminares.

As vendas do mês passado somaram 284,1 mil unidades nas duas categorias ante 235,8 mil em fevereiro e 288,7 mil em março de 2011. O recorde de emplacamentos para março é 2010, quando a indústria registrou vendas de 337,4 mil automóveis e comerciais leves.

A queda do mês passado na comparação anual ocorreu apesar da incidência do Carnaval em março em 2011, enquanto neste ano o feriado ocorreu em fevereiro.

Em dias úteis, as vendas no mês passado corresponderam a 12,9 mil automóveis e comerciais leves, ligeiro incremento ante as 12,4 mil unidades de fevereiro, segundo cálculos da Reuters.

No trimestre, as vendas de automóveis e comerciais leves estacionaram, recuando ligeiros 0,6 por cento sobre o recorde registrado no mesmo período de 2011, para 772,6 mil unidades, segundo a fonte.

O desempenho está abaixo da expectativa para 2012 da associação de montadoras Anfavea, de alta de 4 a 5 por cento nas vendas. Em março, o presidente da entidade, Cledorvino Belini, afirmou que a indústria espera uma retomada mais forte no ritmo de crescimento a partir do segundo semestre, quando as reduções de juros e as medidas do governo de estímulo à economia deverão se fazer sentir inteiramente.

A Fiat ficou na liderança do mercado em março, com vendas de 66,2 mil automóveis e comerciais leves, expansão de 19,4 por cento sobre fevereiro. A montadora italiana foi seguida pela alemã Volkswagen, com emplacamentos de 58,5 mil unidades, expansão de 16,4 por cento.

A norte-americana General Motors teve vendas de 45,2 mil veículos, crescimento de 16,6 por cento. Já a Ford, também sediada nos Estados Unidos, licenciou 27,9 mil unidades, alta de 24,5 por cento sobre fevereiro. A francesa Renault aparece na sequência, com emplacamentos de 19,6 mil unidades, crescimento de 21,4 por cento.