Vice de finanças deve se aposentar e embola sucessão na Ford
O vice-presidente financeiro da Ford Motor, Lewis Booth, planeja se aposentar no primeiro semestre deste ano, informaram duas pessoas familiares com o tema nesta segunda-feira (9). Booth, de 63 anos, chegou ao cargo em 2008 depois de dirigir as operações da Ford na Europa e na Ásia. Ele se juntou ao conselho da fabricante britânica de motores de aeronaves Rolls-Royce Holdings PLC em maio do ano passado, em um movimento que marcou a transição para uma carreira além da montadora na qual ele passou as últimas três décadas.
Booth se recusou a comentar sobre os seus planos em um encontro com repórteres nos bastidores do Salão de Detroit.
O britânico Booth tinha sido considerado como um potencial sucessor ao presidente da Ford, Alan Mulally. Ele dirigiu as vendas da marca sueca Volvo para a montadora chinesa Geely e foi creditado por trazer uma abordagem mais colaborativa ao time de líderes da Ford que algumas vezes esteve dividido por brigas internas, informaram pessoas com conhecimento das operações da companhia.
A aposentadoria de Booth coloca o foco em Mark Fields, de 50 anos, que dirige as operações da Ford na América do Sul e do Norte, e em Joe Hinrichs, de 45 anos, que lidera as operações da montadora na Ásia, como principais candidatos internos para suceder Mulally. "Nós temos um processo de planejamento da sucessão robusto. Temos um tremendo time na Ford", disse o presidente Mulally ao Reuters Insider.
A identificação do sucessor de Mulally é crucial para a Ford porque o executivo de 66 anos é intimamente identificado com o sucesso da companhia e o fato de ela ter evitado os planos de ajuda federais que resgataram seus competidores nos Estados Unidos. O presidente do conselho da Ford, Bill Ford, disse que espera que o sucessor de Mulally venha do quadro executivo da empresa.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.