Topo

BMW vê crescimento em 2012 após vendas recordes em 2011

Principal veículo da marca, o sedã Série 3 ganhará uma nova geração no início de 2012 - Divulgação
Principal veículo da marca, o sedã Série 3 ganhará uma nova geração no início de 2012 Imagem: Divulgação

Frankfurt (Alemanha)

09/01/2012 07h19

A BMW previu nesta segunda-feira que o novo modelo Série 3 estimulará as vendas da empresa no segundo semestre de 2012, depois que a montadora encerrou 2011 com venda recorde de 1,67 milhão de veículos.

A maior montadora de automóveis de luxo do mundo afirmou que as vendas mundiais da BMW, Mini e Rolls-Royce aumentaram 14,2% no ano passado, com crescimento de 11,9% em dezembro, para 158.125 unidades.

"Olhando para frente, queremos continuar a nos expandir com crescimento equilibrado em todos os continentes e planejamos nos manter em 2012 a maior fabricante de carros de luxo do mundo", afirmou em comunicado o membro do conselho Ian Robertson.

Ele afirmou que a companhia verá "crescimento no segundo semestre do ano" por causa do BMW Série 3, que será lançado mundialmente no mês que vem.

Separadamente, o presidente-executivo da BMW disse esperar que a montadora cresça mais rápido que o mercado em 2012, depois de entrar no ano com fortes números.

"Estamos começando o ano com muitas encomendas e uma variedade de modelos muito novos. Isso vai nos dar algum impulso", declarou Norbert Reithofer ao The Wall Street Journal nesta segunda-feira (9).

Reithofer se mostrou "muito otimista com as perspectivas de crescimento do mercado dos Estados Unidos" e o vê voltando aos níveis pré-crise no futuro.

As vendas da marca BMW subiram 12,8% em 2011, para 1,38 milhão, também um recorde. Em dezembro, um total de 128.182 veículos foi entregue, um aumento de 10,9% sobre o mesmo mês de 2010, com o novo modelo BMW X3 à frente do crescimento.