Topo

Ford chega a 2 milhões de unidades e EUA devem entregar 13 milhões de carros em 2011

Versão híbrida do Fusion, carro de entrada nos EUA, é uma das responsáveis por marco da Ford - Divulgação
Versão híbrida do Fusion, carro de entrada nos EUA, é uma das responsáveis por marco da Ford Imagem: Divulgação

Por Divya Sharma

30/12/2011 11h35

A Ford informou que as vendas de seus veículos nos Estados Unidos chegaram a 2 milhões de unidades no ano pela primeira vez desde 2007, o que significa uma participação de 15 % no segundo maior mercado de automóveis do mundo.

O marco faz da Ford a primeira fabricante a alcançar os 2 milhões de automóveis vendidos num único ano nos EUA também desde 2007 -- este ano foi o primeiro do período de recessão americana, que chegou ao seu auge em 2009, mas que ainda não passou. Os números da Ford consideram as vendas de carros de passeios, veículos utilitários e também caminhões pesados. Em 2010, a empresa encostou em 1,9 milhão de unidades.

As vendas de carros de pequeno porte da Ford devem registrar um aumento de mais de 20% neste ano, enquanto os veículos utilitários estão no caminho para um ganho de 30%, informou a companhia.

Com os preços de gasolina mais altos em relação ao ano passado, os consumidores continuam direcionando seu interesse a veículos menores e com consumo de combustível mais eficiente.

TOTAL
As vendas de automóveis nos Estados Unidos devem chegar a 13 milhões no acumulado do ano, segundo estimativas da J.D. Power e da LMC Automotive. Até novembro, último período totalizado, a alta já era de 10% em relação ao mesmo período de 2010, com um total de 11,5 milhões de unidades vendidas.