Topo

Vendas de veículos caem 1,84% em setembro ante agosto

Alberto Alerigi Jr.

Em São Paulo

01/10/2010 12h20

As vendas de automóveis, comerciais leves, ônibus e caminhões novos no Brasil em setembro totalizaram 307.043 unidades, queda de 1,84% sobre agosto e recuo de 0,54% na comparação com setembro de 2009, informou a associação de concessionários de veículos Fenabrave nesta sexta-feira (1º).

No acumulado de janeiro a setembro, as vendas somam 2,50 milhões de veículos novos, o que representa expansão de 8,69% contra igual intervalo do ano passado.

A Fenabrave reduziu levemente sua projeção de vendas de automóveis e comerciais leves em 2010, enquanto ampliou as estimativas para caminhões e ônibus.

Com base nos números da Fenabrave, é possível calcular que a associação prevê agora expansão de 7,70% nas vendas combinadas nas quatro categorias de veículos em 2010, contra previsão anterior, feita em junho, de aumento de 7,77%.

MONTADORAS
A Fiat manteve a liderança em automóveis e comerciais leves em setembro, com market share de 22,93% das vendas no mercado brasileiro, segundo a Fenabrave. No acumulado do ano, a participação da montadora italiana é de 23,13%.

Em seguida aparece a Volkswagen, com fatia de 20,47% em setembro e de 20,90% nos nove primeiros meses de 2010.

A GM ficou com 20,23% do mercado brasileiro de automóveis e comerciais leves em setembro e no acumulado do ano teve 19,90%.

A Ford apresentou market share de 9,31% no mês passado e de 10,10% no ano até setembro.