Topo

Daimler prevê em 2010 melhor lucro operacional desde 2007

Por Christiaan Hetzner

De Frankfurt (Alemanha)

27/07/2010 13h22

A montadora Daimler espera que a crescente demanda por modelos mais luxuosos da Mercedes-Benz resulte em lucro operacional de 6 bilhões de euros (US4 7,8 bilhões) em 2010, o melhor resultado da montadora desde que a indústria automotiva atingiu seu pico três anos atrás.

Fabricantes de carros de luxo têm sido as principais beneficiadas pela retomada no mercado automotivo, e recentemente Mercedes e BMW elevaram suas previsões de lucros.

A alemã Daimler informou que seu fluxo de caixa livre estava em 2,5 bilhões de euros no segundo trimestre, enquanto o caixa líquido era de 9,4 bilhões de euros. Nesta terça-feira, a Daimler afirmou que a principal contribuição para o lucro estimado de 6 bilhões de euros no ano virá dos negócios da Mercedes.

A montadora elevou a previsão de ganhos para a unidade Mercedes pela segunda vez este ano, para uma meta de lucro antes de juros e impostos (Ebit) de 4 bilhões de euros. Pouco mais da metade desse montante foi alcançado nos seis meses até junho.

Fortes vendas dos modelos Classe E e Classe S, menores descontos para promover vendas e forte recuperação da demanda liderada por China e Estados Unidos surpreenderam a administração conservadora da empresa, que estimava, no início deste ano, lucro de apenas 1,5 bilhão de euros para a Mercedes em 2010.

Com exceção do lucro operacional de 8,7 bilhões de euros apurado há três anos, a Daimler não registra Ebit de 6 bilhões de euros ou mais desde 2002.