Honda XRE Sahara 300: o que muda na nova geração da moto no Brasil

Depois de muitos rumores, boatos e até o vazamento do registro da patente do nome, a Honda, finalmente, revelou a nova XRE Sahara 300. A moto de uso misto irá substituir a antiga XRE 300 no Brasil.

Visualmente, a Sahara 300 traz linhas mais modernas e a ausência do "bico", que caracterizava a antiga geração da XRE 300. Seu design segue a identidade visual dos modelos aventureiros da Honda, como a CB 500X.

O conjunto óptico tem novo formato e usa LEDs, assim como as setas e a lanterna. O painel, agora do tipo blackout, é bastante completo: traz velocímetro, conta-giros, indicador de marcha, marcador de combustível, hodômetros total e parciais e um computador de bordo.

Motor de Twister e câmbio de seis marchas

Imagem
Imagem: Arthur Caldeira/UOL

Além do design renovado, a Sahara 300 traz um novo conjunto mecânico e ciclístico. O destaque fica por conta do motor bicombustível, que não tem nada da antiga XRE 300. O monocilíndrico de 293,55 cm³ deriva da CB 300F Twister e, ainda, produz mais potência na Sahara: são 25,2 cv a 7.500 rpm, quando abastecido com etanol. Já o torque máximo é de 2,74 kgf.m a 5.750 giros.

Outra novidade interessante é o câmbio que agora tem seis marchas, um antigo desejo dos proprietários da XRE. Equipado com embreagem assistida e deslizante, promete ser mais confortável para viagens, pois a sexta marcha funciona como overdrive, isto é, faz o motor girar e consumir menos combustível.

Na parte ciclística, a XRE 300 Sahara traz um chassi inédito, com quadro e balança traseira mais voltados para o uso no fora-de-estrada. As suspensões continuam tendo garfo telescópico com curso de 245 mm, na dianteira, e um amortecedor com 225 de curso, na traseira. A novidade são as sete posições de ajustes na pré-carga da mola.

As rodas, com aros de alumínio, mantiveram as mesmas medidas: 21, na frente, e 18, atrás. Já os pneus, contudo, são os novos Metzeler Karoo Street, nas medidas 90/90-21 (dianteiro) e 120/80-18 (traseiro). Os freios são a disco nas duas rodas, com sistema ABS de dois canais.

Continua após a publicidade

Cores e versões da nova XRE 300 Sahara

A nova Honda XRE 300 Sahara, ou simplesmente Sahara 300, deve chegar às concessionárias da marca, a partir de janeiro, em três versões e cores.

A versão de entrada, chamada de standard, traz pintura na cor cinza metálica, para-brisa baixo e escurecido, além de grafismos discretos. O detalhe curioso é que não há, em nenhum lugar da moto, a inscrição XRE 300. Dessa forma, o modelo deverá se tornar conhecido como Sahara 300.

Há ainda a versão Rally, nas tradicionais cores vermelha, preta e branca, das equipes off-road da Honda. As especificações são as mesmas da standard, com freios a disco e ABS nas duas rodas, além do para-brisa menor.

Além do para-brisa maior e translúcido, a versão Adventure traz a cor bege "areia" com grafismos diferenciados. outros acessórios como itens de série. Caso do protetor de carenagem, em aço, e do protetor de motor, de plástico.

Embora ainda não tenha divulgado o preço da nova XRE 300 Sahara, já podemos prever que a Adventure seja a versão mais cara. O preço será conhecido na próxima sexta-feira, 24 de novembro.

Continua após a publicidade

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Deixe seu comentário

Só para assinantes