Stellantis anuncia chegada de primeiros carros híbridos no Brasil para 2024

Dona de marcas como Fiat, Jeep, Citroën e Peugeot, a Stellantis já tem pronta a tecnologia para produzir e vender veículos híbridos e elétricos no Brasil. A partir de 2024, o conglomerado automotivo começa a comercializar automóveis do tipo em nosso mercado, como parte do seu plano de oferecer mobilidade mais limpa e eficiente.

Antonio Filosa, presidente da Stellantis para a América do Sul, anunciou ontem (31), em evento na fábrica de Betim (MG), que a empresa lançará no ano que vem pelo menos dois modelos com propulsão híbrida em nosso País.

"Está tudo testado e industrializado. A aplicação será feita primeiramente nas marcas de maior volume do grupo", informou Filosa, sem especificar os modelos.

A julgar pela declaração do executivo, caberá à Fiat a primazia. Espera-se que seja um modelo de maior valor agregado na gama da marca italiana, como Fiat Pulse e Fastback.

Nossa expectativa é de que o conjunto seja do tipo híbrido leve, combinando o conhecido motor 1.0 turbo flex já utilizado nos modelos citados acima associado com um pequeno motor elétrico, para reduzir o consumo e aumentar o desempenho em determinadas situações.

Esse sistema 'leve' usa conjunto elétrico de 48 volts conectado a uma bateria compacta, com menos de 1 kWh de capacidade, para proporcionar torque extra, modo 'boost', que entrega força adicional por curto período, e a capacidade de desligar o motor a combustão em velocidade de cruzeiro para poupar combustível.

Filosa acrescentou que até 2030 a Stellantis vai produzir localmente seu primeiro automóvel 100% elétrico, que virá inicialmente importado - ele não especifica o veículo, que poderá ser o novo Jeep Avenger, o "irmão" menor do Renegade, ainda inédito no Brasil.

Além disso, a companhia anunciou que 20% do seu mix de vendas em 2030 será de veículos totalmente elétricos - na Europa, os planos são de chegar a 100% no mesmo prazo, enquanto o percentual cai para 50% nos Estados Unidos.

No mesmo evento, a Stellantis informou que já tem prontas três diferentes conjuntos híbridos para aplicação em seus produtos no mercado brasileiro, além de um sistema totalmente elétrico. A meta é de nacionalizar a médio prazo todos os componentes dessas tecnologias.

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Quatro opções de eletrificação

Em Betim (MG), a Stellantis mostrou quatro chassis de automóveis para demonstrar os quatro tipos de propulsão eletrificada que oferecerá nos próximos anos no Brasil.

A empresa também informa que prossegue com o desenvolvimento de uma versão totalmente a etanol dos seus motores turbo flex e também de uma tecnologia de célula de combustível a etanol para gerar energia elétrica no próprio veículo.

Todas as três opções híbridas são chamadas de Bio-Hybrid, em alusão à combinação do etanol, um combustível sustentável, com a propulsão elétrica.

Confira:

1 - Bio-Hybrid

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Imagem: Alessandro Reis/UOL
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Bateria de íons de lítio com menos de 1 kWh

Motor elétrico com cerca de 3 kW

Traz função start-stop aprimorada

Carrega a bateria e gera torque adicional para o sistema

Traz função coasting, que permite ao veículo continuar em movimento com o câmbio desacoplado e até mesmo com o motor desligado

2 - Bio Hybrid e-DCT

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Imagem: Alessandro Reis/UOL
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Utiliza baterias com tensões de 12V e 48V

Tem segundo motor acoplado ao câmbio

Traz função start-stop aprimorada

Bateria de íons de lítio com 1 kWh

Motor elétrico com potência entre 3 kW e 16 kW

Carrega a bateria e gera torque adicional para o sistema

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Traz função coasting, que permite ao veículo continuar em movimento com o câmbio desacoplado e até mesmo com o motor desligado

3 - Bio-Hybrid Plug-in

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Imagem: Alessandro Reis/UOL

Permite condução 100% elétrica

Bateria de íons de lítio com cerca de 12kWh

Bateria tem alta tensão e é recarregada por meio das desacelerações e frenagens ou através de fonte de alimentação elétrica externa

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Motor elétrico com cerca de 44 kW é conectado diretamente ao eixo traseiro

Eletrônica gerencia operação entre modos a combustão, híbrido e totalmente elétrico para otimizar a eficiência e a economia de combustível

4 - Arquitetura BEV

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Imagem: Alessandro Reis/UOL

Bateria de íons de lítio a partir de 45 kWh

Motor com potência a partir de 90 kW

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Bateria tem alta tensão e é recarregada por meio das desacelerações e frenagens ou através de fonte de alimentação elétrica externa

Torque imediato, mesmo em baixas velocidades

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