Topo

Fazenda dos Chevrolet: por que coleção famosa nas redes ficou 8 anos parada

Monza e mais carros da Chevrolet e de outras marcas ficaram quase 10 anos guardados em fazenda após morte súbita de membro fundador de coleção - Renato Bellote
Monza e mais carros da Chevrolet e de outras marcas ficaram quase 10 anos guardados em fazenda após morte súbita de membro fundador de coleção Imagem: Renato Bellote

Alessandro Reis

Do UOL, em São Paulo (SP)

05/06/2023 04h00Atualizada em 06/06/2023 13h56

Conhecido como LCD, o engenheiro Luís Carlos dos Santos Duarte ganhou projeção com os vídeos que publicava no YouTube com seus carros antigos, majoritariamente da marca Chevrolet.

Cheios de curiosidades e detalhes técnicos de modelos como Chevrolet Monza, seu xodó, os vídeos do canal LCDBest inspiraram uma geração de entusiastas de automóveis clássicos e foram interrompidos em março de 2014, quando Duarte morreu subitamente aos 38 anos.

Uma parcela dos carros foi adquirida pelo amigo André Malzoni Langhi, outro proprietário de veículos antigos. Juntos, os dois mantinham a coleção conhecida como L&Malzoni, que desde então estava parada e foi retomada no ano passado, quase dez anos depois após a morte repentina e prematura de LCD.

Dono de um Chevrolet Omega e de uma Caravan que pertenceram a LCD, o administrador de empresas Malzoni guarda esses e outros veículos na mesma fazenda de sua família em Matão, no interior de São Paulo. Essa fazenda era usada como oficina e depósito dos veículos da dupla.

André conta que deixou a coleção de lado durante muitos anos, abalado com as mortes do amigo Duarte e do avô, Cláudio, alguns meses antes, em 2013.

Hoje com 38 anos, Malzoni e o advogado Luiz Fernando Wernz, de 36, outro amigo de LCD e amante de carros antigos, voltam a agitar a "fazenda dos Chevrolet" com a produção de vídeos da coleção L&Malzoni - alguns dos veículos começaram a ser restaurados.

Carros de André e também veículos que foram de LCD guardados em fazenda no interior de São Paulo - Renato Bellote - Renato Bellote
Carros de André e também veículos que foram de LCD guardados em fazenda no interior de São Paulo
Imagem: Renato Bellote

Ainda coberta por poeira em um galpão da fazenda, parte deles aparece em vídeo recente do canal Garagem do Bellote, do jornalista automotivo Renato Bellote, que gentilmente cedeu algumas imagens para esta reportagem.

Luís Carlos Duarte, o LCD (esq.), com Luiz Fernado Wernz e Chevrolet Monza ao fundo  - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Luís Carlos Duarte, o LCD (à esq.), com Luiz Fernado Wernz e Chevrolet Monza ao fundo
Imagem: Arquivo pessoal

"Quando o Luís e meu avô morreram, estava começando minha carreira profissional e levei um baque. Nunca mais usei a maioria dos carros e fui levando do jeito como estavam para Matão, incluindo alguns que foram do LCD. Com a parceria do Luiz Fernando, em 2022 retomamos a coleção", conta André Malzoni - cujo avô era primo de Rino Malzoni, um dos criadores do Puma.

Dono de um Omega 1994 e de um Monza S/R que pertenceram a Luís Carlos, André conta que iniciou a amizade com ele em meados dos anos 2000.

André Malzoni (à esq.) e Luiz Fernando Wernz com Chevrolet Bel Air que foi do avô de André e acabou de ser restaurado - André Malzoni (à esq.) e Luiz Fernando Wernz com Chevrolet Bel Air que foi do avô de André e acabou de ser restaurado - André Malzoni (à esq.) e Luiz Fernando Wernz com Chevrolet Bel Air que foi do avô de André e acabou de ser restaurado
Imagem: André Malzoni (à esq.) e Luiz Fernando Wernz com Chevrolet Bel Air que foi do avô de André e acabou de ser restaurado

Por iniciativa do seu avô Cláudio, outro amante de automóveis clássicos, a fazenda no interior de São Paulo já tinha uma oficina para cuidar dos veículos antigos da família.

"Eu e o LCD não tínhamos uma sociedade. Para nós, a fazenda não era um negócio, e, sim, um local de ajuda mútua e um ponto de encontro. Ele tinha os seus carros e eu, os meus. A ideia era transformar o canal dele no YouTube no canal da nossa coleção, mas aí ele acabou falecendo".

Cláudio Malzoni, o neto André e Luís Carlos Duart, o LCD, durante reunião familiar - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Cláudio Malzoni, o neto André e Luís Carlos Duarte, o LCD, durante reunião familiar
Imagem: Arquivo pessoal

Seu amigo Luiz Fernando Wernz também possui Monza antigo e conta que a ideia, além da produção de conteúdo com os veículos nas redes sociais, é retomar a ideia inicial de transformar a fazenda de Matão em um local para reunião e troca de experiências de carros antigos, com a promoção de um ou mais encontros por ano no local.

"A ideia é dar continuidade ao que o LCD fazia".

Chevrolet Veraneio Luxo 1972 era do avô de André Malzoni e foi recentemente restaurada - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Chevrolet Veraneio Luxo 1972 era do avô de André Malzoni e foi recentemente restaurada
Imagem: Arquivo pessoal

"Essa fazenda é um lugar especial por causa do meu avô e do Luís. A retomada da coleção me deixa arrepiado", complementa André.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.