Topo

Vídeo mostra incêndio que parou produção de Ford F150 elétrica

Reprodução
Imagem: Reprodução

Colaboração para o UOL

24/04/2023 16h27

Um incêndio em fevereiro fez com que a Ford interrompesse a fabricação da F150 Lightning por mais de um mês. A rede de televisão americana CNBC teve acesso a um vídeo gravado pela polícia de Dearborn, cidade em que fica a fábrica onde o caso ocorreu.

O que aconteceu

O fogo começou enquanto uma picape tinha suas baterias recarregadas. O incêndio atingiu ainda outras duas unidades que estavam ao lado.

A Ford diz que o problema é do fornecedor de baterias SK On e que já foi solucionado. Também negou que outros carros estão em risco, nem os já entregues ao cliente antes da falha ser identificada.

Segundo a CNBC, muita água foi utilizada para conter o fogo que pegou na F150 Lightning.

Incêndios em baterias não podem ser apagados com espuma de dióxido de carbono porque, neste caso, não é o oxigênio que alimenta o fogo e sim a energia dentro das células.

Segundo a revista americana Vox, os bombeiros dos Estados Unidos ainda estudam a melhor maneira de lidar com incêndios em carros elétricos. Este tipo de veículo deve chegar à metade das vendas do país até 2030.

A F150 está disponível no Brasil apenas em sua versão a combustão que utiliza um V8 5.0 de 405 cv. A versão elétrica ainda não está confirmada, mas pode chegar em três versões.

As duas mais baratas usam baterias de 98 kWh que permitem autonomia de 370 km. Na top Platinum, a bateria é de 131 kWh, e a autonomia estende-se até os 482 km, segundo a fábrica.

Todas são 4×4 com um motor em cada eixo. Os dois juntos são capazes de gerar 452 cv e sobe para 571 cv na Platinum.

Questões relacionadas a problemas que podem ocorrer com veículos, incluindo falhas mecânicas e questões de segurança. Descubra dicas e soluções para enfrentar dificuldades com seu carro, além de informações sobre recalls e alertas de segurança. Além disso, você pode encontrar exemplos de situações que não deram certo, para que você possa aprender com esses casos e evitar cometer os mesmos erros.