Pau para toda obra: Chevette caminhão mostra que Brasil não é para amadores
O brasileiro realmente não tem limites para conseguir alcançar seu objetivo.
Está circulando na internet um vídeo de um Chevette carregando uma caçamba de caminhão, com um homem dentro dela.
O Chevrolet Chevette, nitidamente, parece estar "sofrendo".
O peso surreal da caçamba, por cima de toda a estrutura do carro, faz o veículo ficar arriado e instável.
Além disso, pelo comprimento do objeto, que atravessa o veículo por inteiro, o motorista tem a visibilidade reduzida e escurecida (pela sombra que a caçamba faz).
Realmente, a fama do "jeitinho brasileiro", dentro e fora do país, não é à toa.
Como o peso é crítico ao veículo
- UOL Carros entrevistou o consultor de engenharia automotiva Gerson Borini, que apontou os problemas de adotar este tipo de transporte de carga
- Segundo ele, exceder a capacidade de carga do veículo é muito perigoso, devido ao risco de surgimento de trincas na respectiva estrutura
- As trincas costumam surgir quando os metais do carro já não oferecem mais a mesma firmeza
- Quanto ao peso adicional associado à dirigibilidade, o motorista vai sentir o carro mais impreciso e com reações lentas,
- Itens como embreagem, freios e suspensão também são sobrecarregados, elevando o risco de acidentes
- Não é só o peso total que importa, mas também a distribuição do peso é importante, assim, evita-se o desequilíbrio do carro
- Além disso, a Resolução 349 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) diz que os condutores que não seguirem as regras para o transporte de carga em veículos de passeio estão sujeitos a penalizações. A multa aplicada tem o valor de R$ 195,23 e o motorista leva cinco pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).
Mesmo sem caçamba, Chevette está irregular
Trata-se da infração conduzir veículo em mau estado de conservação, comprometendo a segurança, Está prevista penalidade de multa grave de R$ 196,23, além de cinco pontos no prontuário do proprietário e medida administrativa de retenção do veículo para regularização", Marco Fabrício Vieira, membro da Câmara Temática de Esforço Legal do Contran (Conselho Nacional de Trânsito)
- O artigo 270, parágrafo 2°, do CTB, prevê a possibilidade de liberação do veículo mediante recolhimento do certificado de licenciamento, para sanar a irregularidade em 30 dias.
- Segundo Vieira, não haveria a menor possibilidade de regularização do Chevette pela falta de segurança. O veículo seria impedido de voltar a circular indefinidamente
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