Topo

Carros brasileiros viram joias cobiçadas nos EUA e ofuscam até Ferrari

Paulista tem coleção de VW SP2 e outros esportivos brasileiros nos EUA, onde mora há 25 anos; sua Ferrari é coadjuvante - Reprodução
Paulista tem coleção de VW SP2 e outros esportivos brasileiros nos EUA, onde mora há 25 anos; sua Ferrari é coadjuvante Imagem: Reprodução

Alessandro Reis

Do UOL, em São Paulo (SP)

14/12/2022 04h00

Carros antigos brasileiros, especialmente modelos da Volkswagen com motor refrigerado a ar como Fusca, Kombi e Brasília, viraram produto de exportação, com preços em disparada desde o início da pandemia do coronavírus.

Com a desvalorização do real frente ao dólar e ao euro, exemplares originais e em bom estado de conservação facilmente têm passado da casa dos R$ 200 mil, vendidos a colecionadores dos Estados Unidos e da Europa.

Morador de Orlando, na Flórida (EUA), desde 1997 um empresário paulista tem seguido o mesmo caminho de entusiastas estrangeiros: ele importa automóveis do Brasil e hoje tem cerca de 25 carros clássicos nacionais.

Dono de sete unidades do brasileiríssimo VW SP2, o administrador de empresas Carlos Alberto Calçada Bastos, de 69 anos, ofusca máquinas de marcas como Ferrari e Lamborghini em exposições e eventos automotivos nos Estados Unidos - nos quais seus carros costumam ser premiados.

Sua coleção também é formada por modelos fora de série com motor Volkswagen a ar e carroceria de fibra de vidro, como Puma, Miura e Bianco S - carros muito raros e que também têm mercado e alta valorização no país da América do Norte.

"Desde criança, sempre gostei de tudo que tenha motor, mas minha predileção é por esportivos brasileiros lançados na década de 1980. Neles, você sente mais o carro, pois não tem direção hidráulica nem freio assistido", diz Bastos.

Bianco S melhor do que Ferrari?

Bianco S 1979 (à esquerda) repousa ao lado de Puma 1975; carros brasileiros intrigam entusiastas nos EUA - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Bianco S 1979 (à esquerda) repousa ao lado de Puma 1975; carros brasileiros intrigam entusiastas nos EUA
Imagem: Arquivo pessoal

Dono de uma Ferrari 599 GTB, moderna e equipada com motor V12, o administrador diz gostar mais de dirigir um dos seus Bianco S com motor VW 1600 do que o cupê da famosa e cara marca italiana.

Criado no Brasil por Toni Bianco, o esportivo nacional que traz o sobrenome do projetista italiano pode facilmente custar mais do que R$ 160 mil.

"Bianco, Puma e Miura são carros raríssimos e despertam muita curiosidade nos Estados Unidos. Meus fora de série com carroceria de fibra de vidro e motor de Fusca costumam chamar mais a atenção do que Ferrari e outras marcas consagradas nos eventos".

Exemplares do VW SP2 'puxam fila' em comboio com Lamborghini, Porsche, Ferrari e Chevrolet Corvette - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Exemplares do VW SP2 'puxam fila' em comboio com Lamborghini, Porsche, Ferrari e Chevrolet Corvette
Imagem: Arquivo pessoal

Com a ajuda de seu filho Daniel, formado em mecânica, Carlos Alberto mantém ele mesmo os automóveis da coleção na oficina que ele montou na própria casa e diz rodar regularmente com seus esportivos brasileiros - o empresário afirma já ter rodado quase 400 km em um dia com uma de suas joias.

Considerado por muitos especialistas o Volkswagen mais bonito de todos os tempos, o SP2 também tem lugar especial na coleção de Bastos.

VW SP2 ofusca McLaren

SP2 brilham em exposição de automóveis na Florida; exemplar laranja já foi premiado em evento de clássicos - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
SP2 brilham em exposição de automóveis na Florida; exemplar laranja já foi premiado em evento de clássicos
Imagem: Arquivo pessoal

Com pouco mais de 10 mil unidades fabricadas entre 1972 e 1976, o belo cupê só existiu no Brasil e tem até um exemplar guardado no museu da Volks em Wolfsburg, na Alemanha.

Originais, um SP2 laranja 1975 e outro bege 1974 do administrador já foram premiados em exposições nos Estados Unidos - conta o empresário, orgulhoso.

"Em um desses eventos, o organizador colocou meu SP2 no melhor lugar da feira. No fim do encontro, todo mundo ficou tirando fotos do Volkswagen. Teve gente que virou a cabeça para admirar o SP2 saindo e ignorou uma McLaren logo ao lado", relembra Carlos Alberto.

Ele afirma ter adquirido todos os automóveis nacionais no Brasil, com exceção de um Puma, comprado já nos EUA.

Puma (esquerda ) e Bianco S foram atrações de exposição de automóveis realizada em Orlando neste ano - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Puma (esquerda ) e Bianco S foram atrações de exposição de automóveis realizada em Orlando neste ano
Imagem: Arquivo pessoal

Eles chegaram à América do Norte como carros de coleção e foram registrados e emplacados para rodar em sua nova casa.

Muitos ainda trazem a placa dianteira brasileira - Carlos explica que, pelo menos na Flórida, apenas a chapa traseira é obrigatória e deve trazer o padrão norte-americano.

Na frente, qualquer placa pode ser usada, com finalidade decorativa.

O colecionar conclui, dizendo que volta e meia recebe sondagens e propostas para vender seus esportivos, o que ele não pretende fazer.

"Muita gente importa carros brasileiros como VW Brasília e SP2 para revendê-los aqui, nos Estados Unidos. Volta e meia surge alguém especulando preço de determinado carro da minha coleção, mas não pretendo fechar negócio".

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Descubra o mundo dos carros dos famosos e conheça os modelos de carros de luxo que fazem sucesso entre as celebridades, além dos modelos básicos que elas usam. Explore fotos e curiosidades sobre os carros mais icônicos do mundo dos famosos e apaixone-se pelo universo automotivo.