Topo

Crianças em risco: como evitar ser alvo de bandidos ao por filhos no carro

É importante colocar a criança na cadeirinha rapidamente, por isso, a dica é deixar o equipamento preparado  - Foto: Adobe Stock
É importante colocar a criança na cadeirinha rapidamente, por isso, a dica é deixar o equipamento preparado Imagem: Foto: Adobe Stock

Colaboração para o UOL

28/10/2022 04h00

Sofrer um assalto com os filhos dentro do carro é um dos maiores medos dos pais que moram em grandes cidades. De acordo com especialistas entrevistados por UOL Carros, a preocupação se justifica, já que o momento de colocar a criança na cadeirinha é visto pelos bandidos como uma oportunidade e tanto para anunciar um assalto, pois os pais estão mais distraídos e vulneráveis.

Fábio Henriques, instrutor de defesa pessoal e policial federal, explica que é impossível não ficar exposto ao colocar uma criança na cadeirinha, por exemplo, mas existem maneiras de reduzir o tempo de vulnerabilidade e as chances de ser abordado por criminosos.

"O segredo é ter um planejamento mínimo. Por exemplo, ao estacionar o carro na rua, é preciso levar em consideração o horário do retorno. É mesmo seguro parar ali?", pondera o especialista.

Segundo Henriques, o primeiro passo em direção à segurança deve ser dado ao estacionar o veículo. A porta que dá acesso à cadeirinha deve estar virada para a calçada, reduzindo o tempo para chegar até ela e evitando atropelamentos e outros acidentes.

"É importante que cada membro da família tenha uma função. Uma separação de tarefas clara. Se houver dois adultos, por exemplo, um deve colocar a criança no carro enquanto o outro fica atento ao ambiente", orienta.

O policial federal - que gravou um vídeo mostrando as melhores maneiras de colocar uma criança no carro - explica que os criminosos fazem rondas nas áreas onde desejam cometer um crime, à procura de vítimas mais vulneráveis e sem chance de defesa.

"O ladrão sempre espera um vacilo, uma oportunidade para atacar. Para cada vítima escolhida, muitas outras foram dispensadas. O agressor escolhe a vítima mais fácil: a que está desgarrada do grupo, desatenta ou demora mais do que o normal para fazer tarefas simples, como entrar no carro", alerta.

Outro conselho é conhecer bem o equipamento e deixá-lo preparado. "Um dos problemas recorrentes, que acaba tomando muito tempo, é preparar a cadeirinha. A dica é deixar as fitas preparadas e estar familiarizado com o dispositivo de encaixe", diz Henriques.

Para o especialista em defesa pessoal, quanto mais a pessoa se prepara para lidar com possíveis situações críticas, menos tem que lidar de fato.

"É importante se imaginar na situação, é uma preparação mental. Não é viver em estado paranoico, mas sabem que em determinados locais é preciso ter mais atenção. Quando não pensamos direito no assunto, corremos o risco de tomar uma atitude aleatória, como entrar em confronto com um bandido armado", avalia.

De acordo com Raphael Pereira, professor de direito penal e processos e especialista em segurança pública, os criminosos buscam facilidade, por isso, mesmo que não exista uma fórmula 100% eficaz para evitar assaltos, a melhor solução é minimizar as chances.

"Hoje não existe mais o estereótipo de bandido. Eles não têm aparência certa? Pode ser um casal apoiado no seu carro quando você estaciona ou alguém disfarçado de trabalhador. Hoje, qualquer pessoa pode ser um assaltante. A dica é evitar estacionar em locais desertos e não ceder às investidas de estranhos. Evite abrir a janela, vivemos em um país onde a violência existe. Outra coisa muito importante é registrar os crimes e as tentativas, pois esses dados vão fortalecer políticas públicas e até definir ações de policiamento", opina Pereira.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.