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Como nova moda corrige falha crônica dos SUVs e acelera a morte dos sedãs

Estilo cupê é o grande destaque do Fiat Fastback, que tem 516 litros de porta-malas - Fotos: Fiat | Divulgação
Estilo cupê é o grande destaque do Fiat Fastback, que tem 516 litros de porta-malas Imagem: Fotos: Fiat | Divulgação

Colaboração para o UOL

24/09/2022 04h00Atualizada em 24/09/2022 12h45

O recente lançamento do Fiat Fastback colocou ainda mais em evidência os SUVs cupês, que trazem coluna traseira inclinada e linha horizontal alongada.

Mais do que um recurso de estilo, essa silhueta, cada vez mais popular, consolida-se como a peça que faltava para resolver um problema crônico dos utilitários esportivos, os queridinhos dos brasileiros.

Com 428.453 emplacamentos entre janeiro e agosto, os SUVs representam 44% das vendas de automóveis novos no Brasil. Contudo, têm uma "falha" e tanto: o volume do porta-malas é consideravelmente reduzido em relação aos sedãs médios, que antigamente predominavam como "carros de família" e cujas vendas têm despencado.

O bagageiro pequeno nos SUVs convencionais é explicado por seu formado "quadradão", no qual a tampa do porta-malas costuma ser praticamente reta e rente ao eixo traseiro, como nos hatches.

Nos SUVs cupês, é justamente o formato da carroceria, "esticada" em relação ao eixo traseiro, que proporciona um aumento considerável no compartimento de bagagens.

VW Nivus foi o primeiro SUV cupê compacto lançado no Brasil, em 2020 - Marcos Camargo/UOL - Marcos Camargo/UOL
VW Nivus foi o primeiro SUV cupê compacto lançado no Brasil, em 2020
Imagem: Marcos Camargo/UOL

No Brasil, a Volkswagen inovou ao lançar em 2020 o Nivus, o primeiro SUV compacto cupê, categoria em que o "problema" do porta-malas é ainda mais crítico.

Totalmente desenvolvido no país, sobre a plataforma do Polo, o Nivus é mais comprido do que o T-Cross e leva mais bagagens: seu porta-malas tem capacidade de 415 litros, contra 373 litros do "irmão". Esse aumento é compreensível, pois o maior comprimento do Nivus está justamente depois do eixo de trás.

Já o Fiat Fastback é inspiirado no conceito de mesmo nome apresentado em 2018, no Salão do Automóvel de São Paulo, mas só chegou às concessionárias agora. O porta-malas é surpreendente: 516 litros. Já a capacidade de carga, nem tanto, são apenas 400 kg, contando os ocupantes.

É preciso ter atenção a um detalhe: apesar do bagageiro ser maior, a capacidade do Nivus e do T-Cross é bem semelhante: 451 kg e 448 kg, respectivamente. A vantagem é poder carregar objetos mais volumosos, como um carrinho de bebê, mas não necessariamente mais pesados.

1º SUV cupê surgiu há quase 20 anos

SsangYong Actyon foi o primeiro SUV cupê - Divulgação - Divulgação
SsangYong Actyon foi o primeiro SUV cupê
Imagem: Divulgação

A carroceria cupê no segmento de SUVs agora tem se popularizado, mas já existe há um bom tempo: chegou em 2005 com o SsangYong Actyon, que não era exatamente um carro bonito.

Em 2008, a BMW refinou a proposta com o lançamento do BMW X6. Em 2015, devido ao sucesso do concorrente, a Mercedes-Benz precisou apresentar um rival à altura, e lançou o GLE Coupé. A Audi trouxe o Q8 em 2018 e a Porsche lançou o Cayenne Coupé em 2019. Mas, até então, essa opção de design só estava disponível para quem podia pagar muito.

Cupês devem acelerar morte dos sedãs

O BMW X6 continua fazendo sucesso como SUV cupê - Divulgação - Divulgação
O BMW X6 continua fazendo sucesso como SUV cupê
Imagem: Divulgação

Os sedãs sempre saíram na frente dos SUVs quando o assunto é porta-malas.

Com algumas comparações, como Volkswagen T-Cross (373 litros) e Virtus (521 l); Honda HR-V (354 l) e City Sedan (510 l) e Nissan Kicks (432 l) e Versa (482 l), é possível entender porque famílias que necessitam do bagageiro ainda precisam escolher sedãs, mesmo que prefiram utilitários.

Com o sucesso do design cupê, é provável que as montadoras tragam cada vez mais opções para o mercado brasileiro.

Já há uma possibilidade na lista, como o Renault Arkana. Por isso, é bem provável que os sedãs, que hoje são 21,72% dos automóveis vendidos no ano, vejam sua participação de mercado cair ainda mais.

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