Topo

Rainha dos motores: mecânica viraliza arrumando carros com filha de 7 anos

Arquvio pessoal
Imagem: Arquvio pessoal

Carolina Barros Lopes

Do UOL em São Paulo (SP)

29/07/2022 11h00

Apaixonada por automóveis desde a infância, Andréia Justos esbanja conhecimento sobre mecânica em suas postagens nas redes sociais. Em seu perfil do Instagram, um dos vídeos que rouba a cena é o da sua filha Angelina, que com apenas 7 anos de idade aparece auxiliando a mãe nas tarefas.

"A mamãe é o amor da minha vida e quando eu crescer quero ser igual a ela. Eu amei ir ao trabalho dela durante as férias, pena que agora as aulas voltaram", diz a menina.

Toda admiração da criança é resultado do trabalho da mãe que, desde cedo, tinha o sonho de ter a própria oficina. "Meu pai tinha uma mecânica e eu adorava observar o pessoal trabalhar, foi aí que aprendi um pouco do que sei hoje."

Mas desde nova, Andréia esbarra com situações em que é necessário colocar em prova seu conhecimento. A mulher pontua que a primeira vivência onde questionaram sua capacidade foi aos 10 anos de idade.

"Eu acompanhava o trabalho de um dos funcionários do meu pai e pontuei para ele que o procedimento do conserto estava errado. Ele mandou eu ficar de lado, mas quando ligamos o carro o motor quase fundiu. Olhei para todos e disse que estava certa e, eu realmente estava"

Andréia Justos, mecânica e influenciadora - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Andréia Justos, mecânica e influenciadora
Imagem: Reprodução/Instagram

Outro episódio marcante na vida da mecânica foi a desaprovação da família devido à escolha da sua profissão - um dos motivos pelo qual começou a trabalhar aos 15 anos de idade.

"Iniciei a minha carreira vendendo roupas que comprava na feirinha da madrugada. Meu único objetivo era juntar dinheiro para abrir o meu próprio negócio. Eu vendia tudo, me inspirei no filme 'O Lobo de Wall Street'", conta a loira aos risos.

Mas, na maioria das vezes, as dificuldades cercaram a vida de Andréia. Aos 19 anos ela escolheu ser mãe e, no ápice da carreira, trabalhou até os últimos minutos da gestação.

Angelina, filha de Andréia Justos, como macacão de mecânica igual ao da mãe - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Angelina, filha de Andréia Justos, como macacão de mecânica igual ao da mãe
Imagem: Arquivo pessoal

"Quando cheguei às 36 semanas tive um sangramento e quase perdi minha filha. Fui ao médico e salvamos a minha menina. Alguns dias depois fui trabalhar na oficina com meu parceiro e comecei a sentir contrações. A Angelina nasceu e, depois de 7 dias já estava de volta ao trabalho com ela no meu colo."

Andréia afirma que sua maior motivação é a filha e o objetivo é desmistificar a profissão que é majoritariamente exercida por homens.

"Todos os dias eu tenho que provar que sou capaz, que posso ser mecânica, mas também posso me cuidar. Já tive que mostrar minhas mãos para homens que desconfiavam do meu trabalho só porque minhas unhas não são sujas de graxa."

A mulher ainda completa que tem receio de assumir o relacionamento no meio profissional devido ao machismo.

Andréia com seu Passat 1980 motor AP 1.6 turbinado - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Andréia com seu Passat 1980 motor AP 1.6 turbinado
Imagem: Arquivo pessoal

"Eu me refiro a ele como pai da Angelina porque tenho medo de que as pessoas pensem que meu sucesso está vinculado a um homem, já que ele também é mecânico."

Hoje, Andréia tem sua própria oficina onde trabalha sozinha, mas pretende aumentar a equipe.

A "rainha dos motores" explicou ainda o codinome que utiliza nas redes: "A minha filha vive me chamando desta forma. O apelido pegou e acabei trazendo ele para o Instagram".

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.