Topo

Volvo XC60 e XC90 ficam mais potentes e ganham autonomia na linha 2023

Rafaela Borges

Colaboração para o UOL

03/06/2022 04h00

Após promover mudanças na linha 2022 do XC60, a Volvo agora deixou seu modelo líder de vendas mais rápido e potente, além de ter aumentado sua autonomia no modo elétrico. Essa é a novidade das gamas 2023 do SUV e também do XC90.

Houve um aumento na capacidade da bateria, que passou de 11,6 kWh para 18,8 kWh. Além disso, antes o componente tinha 96 células, número que passou para 102.

  • O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.

Com isso, o motor elétrico ficou 65% mais potente. Passou de 87 cv para 145 cv. O torque desse propulsor agora é de 31,5 mkgf, alta de 29%.

Além disso, de acordo com informações da Volvo, no XC60 a autonomia no modo elétrico passou a 78 km, ante os 45 km anteriores. No XC90, foi de 44 para 71 km.

No entanto, durante o teste, realizado a menos 4°C na Patagônia argentina, a autonomia não passou dos 50 km. Esta não é a condição ideal de teste, pois temperaturas baixas tendem a provocar descarga mais rápida da bateria.

Motor a combustão

Houve mudanças também no motor a combustão. O 2.0 turbo perdeu o compressor, que foi substituído por um gerador de partida de 52 kW. Na prática, esse sistema é como os híbridos leves usados em carros da Audi e Mercedes, por exemplo.

No entanto, é bem mais robusto, pois gera o equivalente a 70 cv - enquanto os das alemãs, com baterias de 48V, entregam no máximo 10 cv. Ao substituir o compressor pelo gerador de partida, a Volvo conseguiu reduzir as emissões e o turbo leg (lentidão de resposta de motores turbo no início da aceleração) sem prejudicar a potência.

Na verdade, ela caiu um pouco. Foi de 320 cv para 317 cv. O torque do motor a combustão não mudou (é de 40,8 mkgf). No entanto, a potência combinada aumentou: foi de 407 cv para 462 cv.

O torque, por sua vez, é de 72,3 mkgf, melhoria de 11%. A Volvo informa também que, com todas essas mudanças, os modelos tiveram redução de 11% no nível de emissões.

Desempenho

As primeiras impressões com o XC60 2023 foram na Ruta 40, uma das mais famosas rodovias da Argentina e de toda a América do Sul. Entre as montanhas da Cordilheira dos Andes, tem subidas e descidas às margens de belíssimos lagos, em alguns trechos.

Esse cenário de conto de fadas foi também uma boa oportunidade para testar a nova capacidade de acelerar o XC60, que está notavelmente mais rápido. Se antes já andava muito bem, agora virou praticamente um SUV esportivo quando o assunto é retomada de velocidade.

Mas a esportividade está só nesse quesito. A suspensão e a direção continuam muito voltadas ao conforto, algo que distancia do SUV de uma pegada realmente apimentada, algo que ele oferece apenas na versão Polestar.

De acordo com informações da Volvo, o XC60 2023 acelera de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos, ante os 5,3 segundos registrados até a linha 2022. Já o XC90 agora cumpre essa missão em 5,3 segundos.

O tempo de recarga aumentou. Em uma estação de 3,6 kW (220V e 16A), são cinco horas de 0 a 100% da bateria. Antes, eram três horas.

Preços

Os preços do XC60 e do XC90 foram ajustados em cerca de 2%. O SUV mais vendido da Volvo parte de R$ 399.950 na versão Inscription Expression, R$ 429.950 na Inscription, R$ 439.950 na R-Design e R$ 466.950 na Polestar.

Para o XC90, os valores são de R$ 509.950 para a Inscription Expression, R$ 553.950 para a Inscription e R$ 563.950 para a R-Design.

Não há outras mudanças na linha 2023, além da atualização dos motores. No ano passado, o XC60 já havia recebido reestilização e interior com novos parâmetros de conectividade. O carro adotou sistema operacional do Google.

Já o XC90 está à espera de sua próxima geração, que não deve passar do ano que vem. Para o novo modelo, está prevista uma versão elétrica.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.