Topo

Aventura com dose de luxo: como é o estilo de vida dos donos de Defender

Rafaela Borges

Colaboração para o UOL

13/06/2023 04h00

A Land Rover anunciou recentemente sua divisão em três marcas: Defender, Discovery e Range Rover. Embora não deixe isso claro, na prática a bandeira Land Rover dá lugar a seus antigos produtos, promovidos a marcas. Estas fazem parte da montadora JLR, que tem também a Jaguar (em fase de reposicionamento).

Para marcar essa mudança, a JLR promoveu uma imersão no estilo de vida de sua marca aventureira, a Defender. Agora, no Brasil, essa bandeira tem três modelos: 90, 110 e 130. De acordo com a montadora, o consumidor desses produtos é aquele que quer "abraçar o impossível".

São pessoas que mais colocam a mão na massa do que delegam. E, se não fazem isso na prática, ao menos querem ser vistas assim. Mas claro que todo esse conceito é conectado ao luxo que é comum a todas as marcas da JLR. Afinal, mesmo no caso da Defender, em que sofisticação está acompanhada por rusticidade, estamos falando de carros que, no Brasil, custam de R$ 700 mil a R$ 900 mil.

Para mostrar o estilo de vida desse consumidor, a JLR escolheu a Baja California Sur, ou Baixa Califórnia Sul, no México. Trata-se de um local que vem atraindo muitos viajantes abonados, em oposição ao mais famoso destino de praia do país, a popular Cancun, no Caribe.

Os principais frequentadores da Baixa Califórnia Sul são americanos, especialmente os da Califórnia, que está logo acima do Estado mexicano. Essas pessoas vêm investindo, inclusive, em residências impressionantes na região. É nesse paraíso que UOL Carros foi viver as nuances do estilo de vida Defender.

Agronegócio na mira

Mas, antes da imersão na experiência, vale destacar que, no Brasil, a Defender tem um novo objetivo: investir no público do agronegócio. Tanto que sua primeira aparição como marca foi Agrishow, no início de maio. Realizada em Ribeirão Preto (SP), trata-se da maior feira nacional do setor agrícola.

A Defender quer atingir esse público mostrando que é possível ter luxo e, ao mesmo tempo, aptidões para as demandas de quem atua no agronegócio. "Esses clientes precisam de autonomia para viajar longas distâncias entre uma fazenda e outra, por exemplo", explica o diretor da JLR Paulo Manzano.

Além disso, muitas vezes o empresário do campo enfrenta condições adversas fora de estrada, que os modelos Defender são capazes de transpor. São coisas que modelos como as picapes da RAM e a Ford F-150, bem como o Toyota SW4, oferecem, mas sem o luxo dos JLR.

"Talvez esse cliente ainda não saiba que, para as exigências de seu dia a dia, possa ter um carro de luxo", explica Manzano. O agronegócio vem movimentando bastante as vendas no setor automotivo, em todas as esferas. Tanto que as vendas de picapes estão em disparada.

Nesse contexto, os modelos RAM e a F-150 ganham relevância no mercado. Além disso, o ano de 2023 tem as picapes como principais lançamentos. Chegaram este ano a Montana e a F-150. Em breve, estarão nas lojas a nova geração da Ranger, a Rampage (picape brasileira da RAM), a Fiat Titano e a Silverado.

Defender na Baixa Califórnia

A Baixa Califórnia Sul é banhada pelo Oceano Pacífico e também pelo Golfo da Califórnia. A chegada ao aeroporto de La Paz é uma belíssima aproximação, com vista para o mar e o golfo.

Além deste, a região também é servida pelo aeroporto do famoso balneário de Los Cabos. Mas nem só de praias paradisíacas - como a de Balandra, considerada uma das mais belas do México - é feita a Baixa Califórnia Sul. Por lá, também está o deserto de mesmo nome, cuja paisagem forma um bonito contraste com o Pacífico.

A vegetação é muito parecida com a dos desertos do oeste dos Estados Unidos, como o de Mojave. E nas trilhas de terra do deserto da Baixa Califórnia a reportagem de UOL Carros viveu uma experiência off-road cheia de desafios, ao volante do Defender.

Nas trilhas de pedras, com subidas e descidas, usamos os modos de condução para esse tipo de piso e também a reduzida. Testamos ainda o ACC off-road. É recomendável para aqueles que ainda não têm muita experiência em trilhas, pois pode acelerar e frear o carro sem interferência do motorista a baixas velocidades.

No caminho, as câmeras avisam sobre a proximidade de obstáculos, e projetam o caminho na tela da central multimídia - que, aliás, é idêntica à do Range Rover. Mas o ponto alto do passeio foi o giro pela Praia San Pedrito.

Ali, para conseguir transpor a areia bastante fofa, foi acionado o modo específico para esse tipo de piso, que faz as rodas girarem mais rápido para livrar o carro do obstáculo. O Defender lutou bastante e levantou "poeira", para conseguir se sair muito bem.

A versão testada não está à venda no Brasil, pois tem motor seis-cilindros a gasolina, de 400 cv. Por aqui, há apenas o propulsor a diesel, de 300 cv, em três opções: 90 (cinco lugares), 110 (sete) e 130 (oito). Porém, o sistema off-road do Defender oferecido no mercado nacional é o mesmo.

Estilo de vida Defender

Junto à experiência off-road, a JLR escolheu um hotel que, de acordo com a montadora, traduz o estilo de vida Defender. Trata-se do Paradero Todos Santos, próximo à vila de mesmo nome e a cerca de 80 km de La Paz.

O hotel, bem no meio do deserto, traz as características desse bioma para sua decoração. Há muita areia, cactus aos montes e construções e móveis rústicos por todos os ambientes, com muito uso de materiais como madeira e pedras.

A proposta é o bem estar e a conexão com a natureza. Muitas facilidades são montadas em cabanas, a exemplo da academia que dispensa aparelhos eletrônicos, como esteira e bicicleta ergométrica. A piscina de borda infinita tem vista para as montanhas da região.

Até a alimentação é pensada em prol do bem-estar. Nada de refrigerantes e outros enlatados. O hotel serve sucos naturais, e o cardápio investe em ingredientes saudáveis.

Os quartos e suítes são a tradução da rusticidade combinada ao luxo sustentável. Junto à cama confortável e travesseiros, roupas de cama e toalhas de excelente qualidade, há um estilo simples, que dispensa aparelhos eletrônicos como TV, telefone e frigobar. Mas a internet tem ótima qualidade, e o serviço de quarto está disponível via WhatsApp.

Entre o quarto e o banheiro - cujo box de vidro tem vista para o deserto -, há uma varanda ao ar livre, com almofadas e tapetes de ioga.

No andar de cima, um solário com vista 360 para mar, deserto e montanhas, e uma inusitada rede para observação das estrelas, que têm um brilho intenso no deserto da Baixa Califórnia Sul.

E é assim que a JLR define a nova marca Defender: contato com a natureza e busca de locais remotos, incríveis e, em muitos casos, difíceis de atingir. Mas isso sem abrir mão da sofisticação. Afinal, estamos falando de um carro de até R$ 900 mil - e de um hotel com diárias de R$ 5 mil.