Topo

Prazo para renovar CNH vence no fim de abril para 185 mil motoristas em SP

Prazos para renovação da CNH interrompidos durante pandemia foram retomados no início deste ano; não perca a data-limite - Adriana Toffetti/A7 Press/Folhapress
Prazos para renovação da CNH interrompidos durante pandemia foram retomados no início deste ano; não perca a data-limite Imagem: Adriana Toffetti/A7 Press/Folhapress

Do UOL

Em São Paulo (SP)

31/03/2022 04h00

O Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) anuncia que 184.125 condutores do Estado precisam renovar a respectiva CNH até o fim do mês de abril, após o documento vencer entre os meses de novembro e dezembro de 2020. Devido à pandemia, o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) permitiu rodar com a habilitação vencida, mas chegou a hora de regularizar a situação.

A renovação pode ser feita online pelo portal do Detran-SP, no Poupatempo ou pelo app do Poupatempo digital. Para a realização do serviço, o titular não pode ter nenhum bloqueio no prontuário, como suspensão ou cassação do documento.

  • O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.

Março marca o fim do prazo para renovação de CNHs que venceram entre setembro e outubro de 2020. Se o motorista não renovar o documento no prazo correto, dirigir com CNH vencida é uma infração gravíssima, de acordo com o CTB (Código de Trânsito Brasileiro). A multa para esse tipo de penalidade é de R$ 293,47 e dá sete pontos na carteira.

Como regularizar a CNH vencida

O processo pode ser feito por meio dos canais mencionados acima.

Para o condutor que vai renovar as carteiras de habilitação categorias A e B, selecione a data e hora para exame médico com um profissional credenciado pelo Detran. No caso de profissionais que exercem atividade remunerada, é necessário que se faça também o exame psicológico.

Para quem precisa renovar CNH das categorias C, D ou E, o primeiro passo é marcar exame toxicológico em uma das clínicas credenciadas.

Pague a taxa de emissão do documento no valor de R$ 116,50, que inclui o envio pelos Correios. O pagamento pode ser feito no Banco do Brasil, no Bradesco, no Santander e em casas lotéricas.

A CNH no formato digital, que é válido em todo o País, é disponibilizada por meio do aplicativo CDT (Carteira Digital de Trânsito), disponível gratuitamente nos sistemas operacionais Android e iOS.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.