Topo

Nada de zero km: saiba quais são os carros mais roubados ou furtados em SP

Perto de completar uma década de mercado, Chevrolet Onix entrou este ano no ranking dos carros mais visados por ladrões - Reprodução
Perto de completar uma década de mercado, Chevrolet Onix entrou este ano no ranking dos carros mais visados por ladrões Imagem: Reprodução

Alessandro Reis

Do UOL, em São Paulo (SP)

08/11/2021 04h00

Nada de carro novo ou luxuoso: os automóveis mais visados pelos ladrões no Estado de São Paulo são modelos de entrada, em sua maioria já bastante rodados e com muita história no mercado brasileiro.

Levantamento da empresa de rastreamento veicular Ituran, realizado com base em informações oficiais da Secretaria da Segurança Pública do governo paulista, aponta que 70,2% dos carros roubados ou furtados no Estado têm pelo menos cinco anos de fabricação.

  • O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.

A maior parte (39,9%) foi produzida há mais de dez anos, aponta o levantamento obtido com exclusividade por UOL Carros, referente ao período entre janeiro e setembro de 2021 - o mais recente disponibilizado pela secretaria.

A título de comparação, apenas 6,7% do total é relativo a automóveis novos, com até dois anos de fabricação e, portanto, ainda cobertos pela garantia de fábrica.

A lista dos dez modelos mais roubados ou furtados, que você confere abaixo, também contribui para montar o perfil dos preferidos pelos "amigos do alheio": todos são automóveis compactos, quase na totalidade hatches de entrada.

Carro lançado em 1980 e que foi o mais vendido do Brasil por 27 anos consecutivos, o Volkswagen Gol encabeça o ranking, formado por outros veteranos como Fiat Uno e até modelos já descontinuados, como Fiat Palio e Chevrolet Corsa.

Segundo Rodrigo Boutti, gerente de operações da Ituran, existe uma razão pela qual carros com longa trajetória no mercado, alto volume de vendas e já fora da garantia serem tão visados.

"São veículos que têm muitos exemplares rodando no País, na maioria produzidos há mais de cinco anos, já necessitando de reparos. Seus donos têm um perfil mais focado no baixo custo de aquisição e manutenção", explica Boutti.

Ele destaca que a demanda por peças usadas, mais acessíveis, é grande para esses automóveis:

"Muitas dessas peças são provenientes de desmanches ilegais, abastecidos por carros roubados ou furtados".

O gerente da Ituran acrescenta que, pelas mesmas razões, o Chevrolet Onix entrou neste ano no ranking dos preferidos pelos bandidos.

"Esse carro foi originalmente lançado em 2012, há quase uma década. Portanto, tem muitas unidades já precisando de peças. O mesmo se aplica ao Hyundai HB20, que chegou ao mercado no mesmo ano".

Veja os 10 carros mais roubados ou furtados em SP*

1º - Volkswagen Gol

VW Gol - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

4.485 unidades roubadas ou furtadas

2º - Fiat Uno

Fiat Uno - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

3.507 unidades roubadas ou furtadas

3º - Chevrolet Onix

Chevrolet Onix - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

3.066 unidades roubadas ou furtadas

4º - Ford Ka

Ford Ka - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

2.314 unidades roubadas ou furtadas

5º - Fiat Palio

Fiat Palio - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

2.231 unidades roubadas ou furtadas

6º - Chevrolet Corsa

Chevrolet Corsa - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Imagem: Arquivo pessoal

2.229 unidades roubadas ou furtadas

7º - Hyundai HB20

Hyundai HB20 - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

1.888 unidades roubadas ou furtadas

8º - Fiat Mobi

Fiat Mobi - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

1.329 unidades roubadas ou furtadas

9º - Volkswagen Fox

Volkswagen Fox - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

1.179 unidades roubadas ou furtadas

10º - Chevrolet Prisma

Chevrolet Prisma - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

990 unidades roubadas ou furtadas

*Lista referente ao período de janeiro a setembro de 2021, com base em dados da Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.