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Por que craques ganham carrões dos clubes mesmo com salários astronômicos

Dono de carros de marcas como Ferrari e Bugatti, CR7 chega a treino da Juventus ao volante de um Jeep Grand Cherokee - Alessandro Garofalo/Reuters
Dono de carros de marcas como Ferrari e Bugatti, CR7 chega a treino da Juventus ao volante de um Jeep Grand Cherokee Imagem: Alessandro Garofalo/Reuters

Alessandro Reis

Do UOL, em São Paulo (SP)

08/08/2021 04h00

Donos de salários milionários, jogadores de alguns dos maiores clubes de futebol europeus não precisam gastar sua fortuna com carros.

Embora craques como Cristiano Ronaldo, da Juventus, tenham sua coleção particular de carrões caros e potentes, eles ainda recebem dos respectivos empregadores, sem custo algum, veículos que muitos sonham ter na garagem.

Tomando o craque português como exemplo: no ano passado, CR7, dono de máquinas de marcas como Ferrari e Bugatti, chegou para treinar no time de Turim (Itália) ao volante de um Jeep Grand Cherokee topo de linha - que, zero-quilômetro, custa mais de R$ 400 mil no Brasil.

De saída do Barcelona, Lionel Messi tinha um SUV de respeito à sua disposição no clube catalão: o Cupra Formentor VZ, equipado com motor turbo com mais de 300 cv, tração integral e aceleração de zero a 100 km/h em menos de cinco segundos.

Antes de se despedir do Barcelona, Messi rodava na Espanha ao volante de um Cupra Formentor VZ - Divulgação - Divulgação
Antes de se despedir do Barcelona, Messi rodava na Espanha ao volante de um Cupra Formentor VZ
Imagem: Divulgação

Indisponível no Brasil, o utilitário esportivo espanhol fabricado pela Seat, marca do Grupo Volkswagen, sai por 56 mil euros (cerca de R$ 345 mil na conversão direta).

Nos dois casos, não são apenas os grandes astros a receber os "mimos"; os demais colegas de time também. Fica a curiosidade: por que as agremiações "bancam" automóveis para seus atletas, capazes de adquirir veículos ainda mais caros e exclusivos com os próprios vencimentos?

Ostentação com carro emprestado

Cupra é patrocinadora oficial do Barcelona e banca veículos para os atletas e comissão técnica do clube - Divulgação - Divulgação
Cupra é patrocinadora oficial do Barcelona e banca veículos para os atletas e comissão técnica do clube
Imagem: Divulgação

A resposta é: os clubes, na verdade, não presenteiam seus jogadores com carrões. Na verdade, quem entrega os automóveis são as respectivas fabricantes, que patrocinam as equipes por meio de contratos milionários.

Em muitos casos, os veículos nem ficam com os atletas: eles utilizam as máquinas via comodato, uma espécie de empréstimo, sem necessidade de se preocuparem com seguro e manutenção.

É por essa razão que Messi teve de devolver o Formentor ao encerrar seu vínculo com o Barça, que tem a Cupra entre seus parceiros.

Neste e em outros casos, os atletas são no mínimo "estimulados" a se deslocar aos treinos com carros das marcas parceiras, o que é uma baita propaganda.

Na Juventus, o patrocínio da Jeep não é por acaso: o clube de Cristiano Ronaldo tem como acionista majoritário a família Agnelli, que detém participação na Stellantis, controladora da marca norte-americana.

Vinícius Junior, atacante do Real Madrid, recarrega as baterias do 'seu' Audi e-tron 100% elétrico - Divulgação - Divulgação
Vinícius Junior, atacante do Real Madrid, recarrega as baterias do 'seu' Audi e-tron 100% elétrico
Imagem: Divulgação

Outros clubes de ponta têm patrocínios de montadoras.

No Real Madrid, Vinícius Junior e outros jogadores andam com carros da Audi, por exemplo. A marca de luxo alemã também fornece os carros dos atletas e da comissão técnica do Bayern de Munique.

Atual campeão inglês e vice da Liga dos Campeões, o Manchester City, de Gabriel Jesus, é patrocinado pela Nissan.

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