Topo

Corsa a jato: como carro popular superou Ferrari de R$ 2,4 mi em arrancada

Ferrari 488 Pista faz drag race com Corsa preparado - Reprodução
Ferrari 488 Pista faz drag race com Corsa preparado Imagem: Reprodução

Do UOL

Em São Paulo (SP)

14/07/2021 16h11

O mundo dos carros preparados é cheio de modelos tidos como "moscas brancas" - veículos de concepção bastante curiosa que entregam resultados surpreendentes. E aqui temos um grande exemplo disso.

Um britânico preparou seu Corsa para alcançar nada menos que 1.216 cv de potência e inimagináveis 1.300 Nm de torque. O carro conta com dois motores 2.0 litros turbo de 16 válvulas, um embaixo do capô e outro na região do porta-malas. Completando o conjunto mecânico temos um câmbio manual em H de seis marchas, com o modelo pesando 1.250 kg.

Com estes valores, o canal de YouTube Driven resolveu comparar o veículo com uma Ferrari 488 Pista. O modelo italiano tem 720 cv de potência e 770 Nm de torque no motor V8 3.9 litros biturbo. Com câmbio de dupla embreagem de sete marchas, o esportivo ainda pesa 1.280 kg.

Mas, se por um lado os números da Ferrari e do Corsa são comparáveis, por outro não são: um vale aproximadamente R$ 2,4 milhões e o outro foi comprado por apenas 300 libras (R$ 2.110) pelo proprietário - que ainda gastou mais 50 mil (R$ 352 mil) no carro em preparação nos últimos dez anos.

Comparando os dois na pista, vemos que em velocidade o Corsinha não fica devendo para a Ferrari. Em uma arrancada de 400 metros, ele por pouco não ganha do superesportivo. Apesar de uma boa saída, o veículo patina a partir da segunda marcha e perde para a Ferrari por apenas 0s9 na linha de chegada - 11s contra 11s9.

A vingança do Corsa vem quando a arrancada de 400 metros é feita com os carros partindo em movimento. Ele bate a Ferrari por 0s3, concluindo o trajeto em 7s2.

Porém, a partir daí o negócio acaba ficando difícil para o Corsa, com o modelo sendo derrotado pela Ferrari por cerca de 50 metros em um teste de frenagem e também sendo derrotado no teste do alce, quando o carro precisa mudar de direção rapidamente.

No entanto, o proprietário fez uma ressalva, dizendo que jamais mexeu na suspensão e nos freios do modelo, o especializando em arrancadas.

Confira o vídeo:

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.