Casal processa Mercedes por medo de guiar modelo de R$ 861 mil
O Mercedes-Benz S550 2017 de um casal na cidade canadense de Vancouver é o centro de uma polêmica. Os proprietários dizem ter medo de guiar o carro após a concessionária local se recusar a consertar um defeito na direção. O modelo avaliado em cerca de US$ 160 mil (R$ 861 mil na cotação atual) está estacionado há quase três anos e só percorreu 6.500 km ao todo.
O impasse ocorre após o volante ter travado enquanto o casal, Datong Yang e Guifang Huo, viajava. Entretanto, a concessionária Mercedes-Benz Richmond disse que não encontrou nada de errado no veículo. O problema ocorreu uma segunda vez e o local também se recusou a consertar.
O carro não está em uma lista de recall no Canadá, mas a Mercedes fez um recall de vários veículos nos EUA por problemas de direção, incluindo modelos da Classe S construídos entre 2015 e 2019. De acordo com o site Cars.com, "um transistor na unidade de controle da direção hidráulica pode superaquecer resultando na desativação do sistema de energia podendo aumentar o risco de um acidente".
A concessionária recomendou que Yang venda o modelo ou continue a dirigi-lo, entretanto ele disse que não irá fazer nada porque está preocupado em colocar a sua e a vida de outros compradores em risco.
A luta do casal levou a questão à sede da fabricante na Alemanha, onde Yang disse que foi informado que o veículo deveria ser recolhido e consertado. No início de 2019, o casal entrou com um processo contra a Mercedes-Benz na justiça do Canadá por danos não especificados, incluindo perda de aproveitamento do veículo. O caso ainda não foi a julgamento.
"Estamos fazendo isso por uma boa causa, para que eles possam fazer mais pesquisas (sobre o defeito) antes que alguém se machuque", disse Yang.
"Mas a Mercedes-Benz continua a se esquivar da responsabilidade, a atrasar tudo e a negar tudo".
O Vancouver Sun entrou em contato com o gerente da concessionária de Richmond, que encaminhou as perguntas para a matriz canadense da Mercedes-Benz, em Toronto.
"A Mercedes-Benz Canada valoriza profundamente os relacionamentos que construímos com nossos clientes em todo o país", disse o gerente de comunicações corporativas, Zak Paget, por e-mail. "No entanto, não estamos em posição de comentar devido aos processos judiciais em andamento."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.