PUBLICIDADE
Topo

Por que não lavar seu carro com óleo de mamona, querosene ou óleo diesel

Produtos atuais substituem receitas "caseiras" na lavagem do seu veículo - Getty Images
Produtos atuais substituem receitas 'caseiras' na lavagem do seu veículo
Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo (SP)

04/11/2020 04h00

Resumo da notícia

  • Soluções 'caseiras' eram utilizadas em tempos sem produtos para lavar carros
  • Usar óleos para lavar carro não é recomendável por risco de ressecamento de peças
  • Mercado oferece produtos específicos para remover tipos de sujeira

Foi-se o tempo em que não havia muita escolha na hora de lavar seu carro. Hoje em dia, existe uma infinidade de produtos específicos para realizar a lavagem de seu veículo.

Mesmo assim, algumas pessoas ainda usam velhas dicas para deixar o possante brilhando. Há quem diga que óleo de mamona, querosene e até óleo diesel podem tirar manchas e sujeiras mais pesadas da lataria.

Mas será que esses produtos realmente podem ser utilizados sem preocupações? A resposta é não.

"Estamos falando de soluções que eram utilizadas no passado pela ausência de produtos específicos para remover determinados tipos de sujeira. Porém, eles são produtos agressivos que podem causar ressecamentos de partes de borracha e até outros tipos de danos. Hoje temos produtos que cumprem isso sem efeitos colaterais", afirma Rodolfo Nunes, proprietário da RNunes Higienização e Estética Automotiva.

A querosene, por exemplo, até remove manchas de piche fresco, mas a parte em que o produto foi aplicado precisaria ser lavada imediatamente.

Porém, todas as soluções apresentadas oferecem risco de ressecamento de partes de borracha, como vedações. Sem contar que produtos como óleo diesel não são os mais indicados para a preservação do meio-ambiente.

Seja como for, não há motivo para recorrer a estas soluções quando existem soluções específicas para isso.

Além de xampus com fórmulas específicas para realizar a lavagem de veículos, o mercado de estética automotiva oferece produtos feitos para a remoção de vários tipos de sujeira. Assim, é possível eliminar vestígios de contaminação ferrosa, piche, óleo e outros tipos de sujidades.