Topo

Conheça o 'AirCar', protótipo de carro voador criado na Eslováquia

O futuro chegou? AirCar é protótipo de carro voador eslovaco que promete ir para o mercado - Divlgação/KleinVision
O futuro chegou? AirCar é protótipo de carro voador eslovaco que promete ir para o mercado Imagem: Divlgação/KleinVision

Colaboração para o UOL, em São Paulo

04/11/2020 11h06

Um carro voador é sonho antigo de muitos fãs de automóveis, e embora alguns projetos tenham ido e vindo ao longo dos anos, nada de muito concreto chegou a acontecer. É isso que a marca eslovaca KleinVision quer mudar com o AirCar, um novo protótipo que já foi testado — e agradou.

O modelo foi projetado por Stefan Klein, autor de outro projeto de carro voador divulgado em 2018, o AeroMobil. O AirCar, entretanto, foi desenvolvido pela própria companhia do designer de automóveis. Embora permaneça indisponível comercialmente, o protótipo parece funcionar muito bem.

Veja o vídeo oficial dos testes realizados pela Klein Vision:

Para voar, o AirCar se adapta da seguinte maneira: quando acionado o "modo de voo", a parte traseira se estende. Além disso, asas se dobram para cima e para fora. Qual será a fonte de energia e quais velocidades o veículo alcançará na terra e no ar permanecem como informações não divulgadas.

De acordo com a KleinVision, versões com três e com quatro assentos poderiam entrar em produção, além de um modelo com dois motores. A marca ainda diz trabalhar em uma terceira opção, que incorporaria também o necessário para fazer do veículo um anfíbio.

Embora não haja data oficial ou projeção de inserção do AirCar no mercado, a KleinVision parece determinada a iniciar produção e colocar o veículo à disposição do comprador. Será que ele encontrará um mercado? Teremos de aguardar para ver.