PUBLICIDADE
Topo

Estudo aponta cores 'divertidas' como tendência, mas tons sóbrios dominam

Cores como o Laranja Tiger do Onix estão entre tendências para a América do Sul - Murilo Góes/UOL
Cores como o Laranja Tiger do Onix estão entre tendências para a América do Sul
Imagem: Murilo Góes/UOL

Do UOL, em São Paulo (SP)

23/10/2020 11h00

Resumo da notícia

  • Estudo da BASF diz que tons 'divertidos' são tendência para América do Sul
  • Montadoras já oferecem cores vibrantes na paleta de alguns modelos
  • Pesquisa feita pela Jeep aponta branco como cor preferida dos clientes

Um estudo anual realizado pela BASF, tradicional fabricante de tintas automotivas, apontou que tons "divertidos e despretensiosos" estão entre as tendências para a América do Sul.

Algumas fabricantes já oferecem tonalidades que fogem da trinca "preto, prata e cinza". A Chevrolet, por exemplo, vende o Onix com a pintura Laranja Tiger sem custo adicional.

"As cores servem de inspiração aos designers automotivos para veículos que estarão na estrada dentro de três a cinco anos", afirma Marcos Fernandes, diretor da divisão de Tintas Automotivas da BASF para a América do Sul.

Apesar de apontar a tendência de cores mais vibrantes, a empresa ressalta a existência de um "certo nível de seriedade e de uma dimensão de espírito livre da sociedade".

"A noção de que o ritmo rápido da tecnologia já não é surpreendente é evidenciada por uma paleta que vai desde cores suaves até tons mais quentes e tradicionais", comenta Paul Czornij, Chefe de Design, Américas da BASF.

Jeep? Só se for branco!

Jeep Compass - Murilo Góes/UOL - Murilo Góes/UOL
Branco é a cor preferida entre os donos de Compass
Imagem: Murilo Góes/UOL

Prova de que nem sempre os tons mais fortes estão entre os preferidos está em uma pesquisa feita pela Jeep no Brasil.

A montadora descobriu que o branco respondeu por 33% das vendas da marca, tradicionalmente associada a um espírito de aventura e diversão. Bom lembrar, inclusive, que a Jeep oferece cores pouco usuais na paleta de cores do mercado brasileiro, como verde e laranja.

No caso do Compass, 40% dos clientes optaram pela cor branca, que também era a tonalidade preferida dos compradores de Renegade até 2019. Atualmente, o prata lidera as estatísticas com 33% das vendas.