Topo

O que os 'airbags mortais' da Takata têm em comum com explosão em Beirute

Estima-se que no Brasil existem mais de 2,4 milhões de veículos não reparados com "airbags mortais", a maioria equipada com nitrato de amônio, que explodiu em Beirute - Joe Raedle/AFP - 21.5.2015
Estima-se que no Brasil existem mais de 2,4 milhões de veículos não reparados com 'airbags mortais', a maioria equipada com nitrato de amônio, que explodiu em Beirute
Imagem: Joe Raedle/AFP - 21.5.2015

Alessandro Reis

Do UOL, em São Paulo (SP)

24/08/2020 04h00

A mega explosão que matou mais de 600 pessoas e deixou mais de 5 mil feridos em Beirute (Líbano) no início deste mês está relacionada a uma grande quantidade de nitrato de amônio.

De acordo com investigações, uma carga estimada em 2.750 toneladas da substância química estava guardada desde 2013 no porto da cidade e explodiu, provavelmente ao ser atingida por um incêndio.

Utilizado como fertilizante e também como explosivo de mineração, o nitrato de amônio originou pelo menos 30 explosões graves e tem conexão direta com o maior recall de veículos da história - o dos airbags defeituosos da fornecedora Takata, que afetou mais de 100 milhões de veículos em todo o mundo e está associado a dezenas de mortes.

De acordo com investigação divulgada em 2016 pela Orbital ATK, feita sob encomenda de um grupo de montadoras, o sal vendido em forma de pó foi utilizado pela Takata no insuflador de boa parte dos airbags problemáticos.

O insuflador é o mecanismo responsável por inflar o airbag em uma fração de segundos, por meio de uma micro explosão controlada, que produz gases.

Conforme a empresa apontou na época, a exposição prolongada a alta umidade e calor, combinada com problemas de projeto, resultam em uma reação química com intensidade maior do que a esperada.

Além disso, a umidade causa degradação de peças metálicas, que se rompem com a força excessiva e projetam fragmentos no interior do veículo, capazes de matar.

Mais de 4 milhões de veículos afetados no Brasil

GM chama 235.845 Celta e Classic após morte em carro sem recall de airbag - Reprodução - Reprodução
Uma das duas mortes causadas por airbags da Takata aconteceu em janeiro em Aracaju (SE)
Imagem: Reprodução

No Brasil, há dois óbitos comprovadamente causados pelos "airbags mortais" - que motivaram o recall de mais de 4 milhões de automóveis no País, segundo o DPDC (Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor), órgão vinculado ao Ministério da Justiça.

De acordo com o órgão, a adesão às convocações para reparo é baixa: 1.549.295 veículos já foram reparados ou 38,6% do total. Ou seja: mais de 2,4 milhões de automóveis continuam rodando com airbags capazes de matar no Brasil.

Hector Gil, professor de química e coordenador do ciclo básico do curso de engenharia do Instituto Mauá de Tecnologia, explica que o nitrato de amônio não é um produto inflamável nem instável, pronto para explodir.

Na verdade, o sal se decompõe, liberando nitrogênio e outros gases, que rapidamente se expandem. O fenômeno químico acontece apenas sob intenso calor, muito acima da temperatura ambiente - sua ebulição acontece a partir de 210º C.

O professor Gil esclarece que nos airbags em geral um sensor detecta a rápida desaceleração decorrente de uma batida e aciona um dispositivo que esquenta o sal, decompondo-o.

"No caso dos airbags da Takata, o acúmulo de umidade faz com que o sal forme cristais maiores, ficando mais suscetível a uma explosão descontrolada", explica o especialista.

Por esse motivo, o nitrato de amônio deve ser acondicionado de forma adequada, longe da umidade e de produtos inflamáveis, capazes de potencializar uma explosão.

"A maioria das fabricantes de airbags utiliza até hoje no insuflador o nitreto de sódio, mais conhecido como azida de sódio. Esse sal é bem mais caro, mas, em contrapartida, não há relato de que sofra os mesmos efeitos decorrentes da umidade", complementa o professor de química.

Após a constatação das causas do problema, passou-se a adicionar um elemento secante em airbags com nitrato de amônio para impedir sua contaminação pela umidade.