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Caoa Chery Tiggo 8: veja prós e contras diante de Tiguan e Outlander

Caoa Chery Tiggo 8 - Divulgação/Caoa Chery
Caoa Chery Tiggo 8
Imagem: Divulgação/Caoa Chery

Do UOL, em São Paulo (SP)

13/08/2020 04h00

Resumo da notícia

  • Novo SUV da Caoa Chery tem preço promocional de R$ 156,9 mil
  • Carro concorre com VW Tiguan Allspace Comfortline e Mitsubishi Outlander HPE
  • Feito no Brasil, modelo tem motor turbo de 187 cv e generosa lista de equipamentos

A Caoa Chery apresentou oficialmente o Tiggo 8, que chega para ser o carro mais sofisticado da marca sino-brasileira no país.

Assim como outros modelos da marca, o SUV alia conteúdo generoso com preço competitivo. Até os alvos já foram definidos: a marca fala em Volkswagen Tiguan Allspace e Mitsubishi Outlander como principais rivais.

Por isso, UOL Carros antecipa a briga dos utilitários familiares e mostra os prós e contras do novo SUV diante da concorrência.

Preço

Eis um dos principais - se não o maior - trunfos do Tiggo 8. O carro custa R$ 168,6 mil, mas será vendido pelo valor promocional de R$ 156,9 mil. O Tiguan Comfortline 1.4 TSI sai por R$ 171.690, enquanto o Outlander 2.0 HPE custa R$ 165.990.

Dimensões

Tiggo 8 1 - Divulgação - Divulgação
Tiggo 8 tem dimensões bem semelhantes às do Tiguan
Imagem: Divulgação

O Tiggo 8 mede 4,70 metros de comprimento, 1,86 metro de largura, 1,70 metro de altura e distância entre eixos de 2,71 metros. São dimensões parecidas com as do Tiguan, que tem 4.70 metros de comprimento, 1,83 metro de largura e 1,65 metro de altura. O SUV da Volkswagen, porém, tem maior distância entre eixos: 2.79 metros.

Já o Outlander tem praticamente o mesmo comprimento dos rivais (4,69 metros) e possui praticamente a mesma altura do Tiggo 8: 1,68 metro. Porém, o modelo da Mitsubishi é mais estreito (1,81 metro) e tem distância entre eixos bem menor do que o Tiguan (2,67 metros).

Motorização

Tiggo  8 2 - Divulgação/Caoa Chery - Divulgação/Caoa Chery
SUV feito em Anápolis (GO) tem motor turbo de 187 cv
Imagem: Divulgação/Caoa Chery

O novo SUV tem um motor 1.6 turbo a gasolina, que entrega 187 cv de potência e 28 kgfm de torque máximo, disponíveis entre 2.000 e 4.000 rpm. É equipado com injeção direta de combustível e comando variável de válvulas.

A transmissão é automatizada de dupla embreagem com sete marchas, com possibilidade de trocas manuais por meio da alavanca do tipo joystick no console central. Também há seletor de modos de condução, do mais esportivo ao mais econômico.

Único modelo bicombustível do trio, o Tiguan Allspace traz o competente motor 1.4 TSI de 150 cv e 25,5 kgfm de torque máximo com etanol ou gasolina no tanque. O câmbio é o automatizado DSG de dupla embreagem com seis marchas.

Tiguan Allspace - Divulgação - Divulgação
Tiguan traz conhecido motor 1.4 TSI de 150 cv
Imagem: Divulgação

Já o Outlander usa um motor 2.0 a gasolina de 160 cv e 20,1 kgfm de torque máximo, associado a uma transmissão do tipo CVT que simula seis marchas.

A Caoa Chery informa aceleração de zero a 100 km/h em 9,9 segundos, pouco mais lento do que os 9,5 segundos do Tiguan. Ambos são bem mais ágeis do que o Outlander, que precisa de longos 11,1 segundos.

Consumo

Mitsubishi Outlander - Divulgação - Divulgação
Outlander tem boas médias de consumo
Imagem: Divulgação

Dados da fabricante indicam que o Tiggo 8 tem médias de consumo de 9,8 km/l na cidade e 12 km/l na estrada.

No caso do Tiguan, números do Inmetro apontam 6,8 km/l e 8 km/l com etanol e 10,1 km/l e 11,7 km/l com gasolina.

Já o Outlander possui médias de 10,3 km/l em trecho urbano e 11,4 km/l em percurso rodoviário.

Itens de série

Tiggo 8 3 - Divulgação/Caoa Chery - Divulgação/Caoa Chery
Cabine tem painel digital e central com tela de 10,2 polegadas
Imagem: Divulgação/Caoa Chery

O Tiggo 8 traz um generoso pacote de itens de série.

O SUV vem com 6 airbags, controles de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampas, sensores de pontos cegos, chave presencial, partida do motor por botão, ar-condicionado digital com duas zonas de temperatura (controlado por uma tela tátil), central multimídia com tela de 10,25 polegadas e suporte a Android Auto e Apple CarPlay, faróis e lanternas em LED, abertura elétrica da tampa do porta-malas, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, painel digital com tela colorida de alta resolução de 12,3 polegadas, teto solar panorâmico, bancos dianteiros com ajustes elétricos e sistema de câmeras com visão em 360 graus.

O Tiguan Comfortline se equipara em segurança ao oferecer 6 airbags e os controles de estabilidade e de tração. Porém, além de não trazer alguns equipamentos presentes no Tiggo 8 (como destravamento das portas sem chave, partida do motor por botão e sistema de câmeras em 360 graus), o SUV da VW oferece o teto solar panorâmico apenas como opcional em um pacote que custa R$ 5.470.

O abismo fica um pouco maior frente ao Outlander, já que o modelo da Mitsubishi não vem com itens como faróis full led, freio de estacionamento elétrico e sensores de pontos cegos. Faltam, inclusive, equipamentos mais básicos: câmera de ré e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros não são oferecidos na versão HPE.