PUBLICIDADE
Topo

Por que SUV de luxo e caminhão são mais parecidos do que você pensa

Vitor Matsubara

Do UOL, em São Bernardo do Campo (SP)

25/07/2020 04h00

Resumo da notícia

  • Feitos pela Mercedes-Benz, Actros e GLE compartilham tecnologias de ponta
  • Caminhão freia sozinho e tem até câmeras no lugar dos espelhos retrovisores
  • SUV contra-ataca com assistente pessoal e muita sofisticação

Não precisa entender muito de carros ou caminhões para saber que estes veículos são totalmente diferentes entre si. Ou nem tanto: a indústria evolui de forma tão rápida que, hoje, esta dupla é mais parecida do que você imagina.

Antes que você me diga que a única coisa idêntica neles é a estrela de três pontas, saiba que existe uma diferença entre elas.

Actros x GLE - Vitor Matsubara/UOL - Vitor Matsubara/UOL
Estrela de três pontas é apenas um dos detalhes que aproximam essa dupla
Imagem: Vitor Matsubara/UOL

Além de visivelmente maior, o logotipo do Actros possui iluminação. Pode ser apenas um charme, mas é mais um item da interminável lista de equipamentos deste caminhão que mais parece um carrão de luxo.

Sem espelhos retrovisores

Actros 1 - Divulgação - Divulgação
Actros pode vir com câmeras no lugar dos espelhos convencionais
Imagem: Divulgação

Se você ainda duvida, saiba que o pesado é o único da categoria que pode vir sem espelhos retrovisores. No lugar estão duas câmeras que projetam imagens em duas telas verticais de 15 polegadas fixadas no interior da cabina, atrás das colunas "A".

A tecnologia, inclusive, é rara até entre automóveis de luxo: no mercado brasileiro, apenas o Audi e-tron oferece o recurso como opcional.

Actros 2 - Divulgação - Divulgação
Detalhe do sistema MirrorCam que pode equipar o Actros
Imagem: Divulgação

Além de proporcionar maior segurança (inclusive a noite, já que o caminhoneiro pode verificar o que acontece do lado de fora por meio das câmeras), o sistema chamado MirrorCam melhora a aerodinâmica.

Os dois veículos investem na conectividade e entretenimento a bordo ao trazerem painel digital e central multimídia de última geração. É possível espelhar a tela do smartphone dos sistemas operacionais Android Auto e Apple CarPlay e carregar o celular por indução. Até o ar-condicionado é digital nos dois casos, embora no SUV ele tenha quatro zonas de temperatura contra "apenas" uma no Actros.

GLE 400d - Divulgação - Divulgação
Cabine modernosa do GLE tem até assistente pessoal
Imagem: Divulgação

O GLE é o único com o sistema MBUX, que inclui reconhecimento de gestos, câmera 3D e navegação por satélite em realidade aumentada. Há ainda uma assistente pessoal, capaz de realizar tarefas como regular a temperatura do ar-condicionado, abrir o teto solar ou mudar a estação de rádio por meio de comandos de voz.

Freiam sozinhos

Actros 3 - Divulgação - Divulgação
Sensores na dianteira ajudam caminhão a manter distância e frear sozinho
Imagem: Divulgação

Actros e GLE trazem diversos sensores que controlam o piloto automático adaptativo e a frenagem autônoma de emergência.

A lista de itens em comum inclui ainda sensor de pontos cegos, controle de estabilidade (ESP), alerta de permanência em faixa (no caminhão o alerta é realizado por um som nos alto-falantes) e sensor de fadiga.

O caminhão, porém, traz o piloto automático preditivo, que usa as informações do GPS para analisar a topografia do trajeto e, assim, reduzir a velocidade antes de uma descida ou acelerar quando há uma subida adiante.

Actros 4 - Divulgação - Divulgação
Central multimídia, ar digital... Parece carro, mas não é
Imagem: Divulgação

Sobram porta-objetos na cabine dos dois veículos, sendo que o espaço traseiro no GLE é mais do que generoso. Atrás dos bancos do Actros existe uma cama para que o caminhoneiro possa descansar com mais conforto. E ainda tem mais: o caminhão vem com uma geladeira e pode receber até suporte para televisão.

Mercedes GLE 400d - Divulgação - Divulgação
Novo GLE foi lançado no Brasil no começo deste ano
Imagem: Divulgação

O SUV não deixa por menos ao ostentar o requinte típico dos melhores sedãs da Mercedes-Benz. Chama atenção o ótimo nível de acabamento da cabine, que traz materiais como alumínio e madeira por todos os lados. O sistema de som da Burmester tem 13 alto-falantes e os porta-copos podem manter temperaturas entre 8º e 55º C, suficientes para preservar sua bebida fresca ou quente.

Tapete voador

Actros e GLE - Vitor Matsubara/UOL - Vitor Matsubara/UOL
Actros e GLE são potentes - e custam caro
Imagem: Vitor Matsubara/UOL

O Actros é movido pelo motor OM 471 de 13 litros nas versões 2553 LS 6x2, 2653 LS 6x4 e 2653 S 6x4. Capaz de entregar 530 cv e torque máximo de 265,1 kgfm, ele é associado a um câmbio automatizado de 12 marchas, cujo funcionamento é suave para um caminhão, mas sem dispensar os leves trancos típicos desta categoria de transmissão.

Durante nosso breve contato com o bruto devidamente acompanhado dlo implemento, fiquei impressionado com a condução extremamente suave. A direção é leve e o MirrorCam cumpre bem o papel dos espelhos retrovisores convencionais. Não foi difícil manobrar um monstro como o Actros, bastando apenas tomar cuidado para abrir mais o raio nas curvas fechadas.

Actros 6 - Divulgação - Divulgação
Posição de dirigir do Actros é muito confortável
Imagem: Divulgação

O banco do motorista é muito confortável e os comandos mais importantes estão ao alcance das mãos, como em um automóvel.

Já o GLE 400d traz um motor 3.0 de seis cilindros em linha com 330 cv e torque máximo de 71,4 kgfm.

Notamos o alto nível de conforto a bordo. Se você já dirigiu um Classe E vai se sentir à vontade no GLE, com a óbvia diferença de viajar em uma posição bem mais alta. Apesar de tantas telas e funções, o motorista não se sente "perdido" dentro do SUV e rapidamente encontra a posição ideal para dirigir.

Impressiona a facilidade de manobrar um veículo com 4,93 metros de comprimento e quase 2 metros de largura, além da ampla área envidraçada. E mesmo se não fosse o caso, o prático sistema de câmeras com visão em 360 graus reduz o risco de barbeiragens.

Mercedes GLE 400d - Divulgação - Divulgação
GLE tem espaço para até sete pessoas
Imagem: Divulgação

Apesar de ter sido feito para proporcionar conforto aos passageiros, o SUV também pode andar rápido. Dados divulgados pela Mercedes-Benz indicam aceleração de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos e velocidade máxima de 245 km/h.

Até nos preços os dois veículos não ficam tão distantes entre si. Enquanto o GLE 400d está à venda por R$ 535.900, o Actros MirrorCam 2648 custa um pouco mais: R$ 680 mil.

Apesar de serem tão iguais e tão diferentes, essa dupla é parecida em um importante detalhe: a capacidade de honrar a tradição da marca Mercedes-Benz, seja no preço ou na tecnologia. Sorte de quem pode dirigir um deles.