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Celta com airbag mortal não tinha recall e GM pode ser multada em R$ 10 mi

Celta bateu na traseira de veículo no dia 20 de janeiro na Orla de Atalaia, em Aracaju (SE); fragmento de airbag matou motorista - Reprodução
Celta bateu na traseira de veículo no dia 20 de janeiro na Orla de Atalaia, em Aracaju (SE); fragmento de airbag matou motorista Imagem: Reprodução

Alessandro Reis

Do UOL, em São Paulo (SP)

17/07/2020 15h28

De acordo com a Polícia Civil do Sergipe, a morte do motorista de um Chevrolet Celta 2013/2014 no mês de janeiro, na capital Aracaju, foi causada pelo rompimento do insuflador de airbag defeituoso da fornecedora Takata, após colisão na traseira de outro veículo.

Investigações da Delegacia Especial de Delitos de Trânsito e do Instituto de Criminalística concluíram que, após o airbag do volante ser acionado, o insuflador se rompeu, projetando fragmentos metálicos na cabine.

Um desses fragmentos perfurou o pescoço do condutor Plínio Lobato, que faleceu no local. Seu veículo, conforme a polícia, estava rodando a velocidade relativamente baixa no momento do acidente.

UOL Carros teve acesso ao número do chassi do Celta e verificou, por meio de consulta realizada no site oficial da própria Chevrolet, que não existe nenhum recall para o veículo em questão.

Acidente morte Chevrolet Celta 2014 Sergipe airbags mortais takata - Divulgação - Divulgação
Foto exibe fragmento do airbag defeituoso que atingiu pescoço do motorista e acabou matando-o em Aracaju
Imagem: Divulgação

A informação foi confirmada pela Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor). O órgão, vinculado ao Ministério da Justiça, informa que notificou a montadora a prestar esclarecimentos e "formalizar o recall do veículo afetado".

"O DPDC [Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor] não localizou campanha específica sobre o Chevrolet Celta referente a airbags. A empresa terá de esclarecer o motivo pelo qual ainda não formalizou o recall".

Caso instaure processo administrativo para investigar o caso, disse a secretaria, a General Motors poderá ser multada em até R$ 10 milhões.

"É importante ponderar que a empresa ainda irá se manifestar perante o DPDC e o caso será analisado para verificar a medida jurídica cabível. Além disso, o DPDC irá solicitar manifestação técnica do Denatran [Departamento Nacional de Trânsito]".

A reportagem questionou a GM a respeito do acidente e se foram fabricadas outras unidades do Celta com airbags defeituosos da Takata. A companhia respondeu o seguinte:

"A GM não tinha conhecimento do caso. Estamos apurando".

A Senacon, por sua vez, informou que a montadora já iniciou investigações e análises técnicas envolvendo o veículo específico.

Recalls da Takata afetam mais de 4 mi de veículos

Acidente morte Chevrolet Celta 2014 Sergipe airbags mortais takata - Divulgação - Divulgação
Carro vermelho é o Celta que colidiu no veículo da frente; motorista do Chevrolet morreu
Imagem: Divulgação

O caso de Aracaju é o segundo confirmado com óbito causado pelos airbags da fornecedora no Brasil.

Em fevereiro passado, a Honda confirmou que o motorista de um Civic 2008 morreu após colidir o veículo no Rio de Janeiro. O veículo foi convocado para recall em 2015 para troca do insuflador do airbag no lado do motorista, mas o reparo não foi realizado.

"A perícia determinou que houve a ruptura anormal do insuflador do airbag da Takata, causando ferimentos que levaram à morte do motorista. Esta é a primeira ocorrência fatal provocada por ruptura do insuflador de airbag da fornecedora no Brasil", disse nota da montadora na época.

Segundo a Senacon, desde 2013 foram iniciadas aproximadamente 70 campanhas de recall envolvendo os airbags da Takata no País, em veículos de diversas montadoras. Estima-se que 4.008.574 foram afetados.

A estimativa da secretaria é de que a adesão às convocações para reparo ainda são baixas: 1.549.295 veículos foram reparados ou 38,6% do total. Ou seja: mais de 2,4 milhões de automóveis continuam rodando com airbags capazes de matar no País.

"As investigações sobre os veículos com airbags da Takata continuam ocorrendo, em razão da dificuldade de mapear todos os produtos defeituosos. Como as empresas continuam o trabalho de verificar os produtos afetados, muitos veículos antigos são objeto de recalls recentes", diz a Secretaria Nacional do Consumidor.

O defeito nos airbags da Takata é sempre o mesmo: ao ser acionado, o airbag pode apresentar aumento da pressão interna do gerador de gás, rompendo-se e, consequentemente, lançamento fragmentos metálicos no interior do veículo.

A falha de fabricação levou a fornecedora de autopeças à falência e motivou o maior recall mundial de automóveis da história.

Em outros países, sobretudo nos Estados Unidos, a falha está associada a mais de 20 mortes e no Brasil há mais de 30 acidentes confirmados com automóveis defeituosos, com pelo menos 12 pessoas feridas, sem mencionar os óbitos. Os casos de acidentes com airbags da Takata no País envolvem três veículos da Toyota, sem vítimas, e os demais são de automóveis da Honda - sem contar o episódio do Celta.

Vítima de airbag participa de campanha da Honda: