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EcoSport, Kicks e Corolla: o que eles trazem nos EUA e brasileiros não têm

EcoSport vendido nos EUA é importado da Índia e traz freios a disco nas 4 rodas mais sensor de chave em todas as configurações disponíveis - Divulgação
EcoSport vendido nos EUA é importado da Índia e traz freios a disco nas 4 rodas mais sensor de chave em todas as configurações disponíveis
Imagem: Divulgação

Alessandro Reis

Do UOL, em São Paulo (SP)

07/06/2020 04h01

Em um mundo cada vez mais globalizado, a regra também vale para os automóveis.

Para cortar custos com desenvolvimento, há modelos que são vendidos em diversos mercados, adaptados para as demandas e a legislação de cada país.

Veículos fabricados e comercializados aqui, por exemplo, podem ser adquiridos nos Estados Unidos.

O Ford EcoSport, que nasceu no Brasil, é importado da Índia no país norte-americano.

O Nissan Kicks é outro caso de globalização: após estrear no Brasil em 2016, o utilitário esportivo chegou aos EUA dois anos depois, trazido do México.

Um dos carros mais vendidos do mundo, o Toyota Corolla é mais um produto mundial feito no território brasileiro que é oferecido no país da América do Norte - onde é fabricado no Mississippi.

No entanto, há diferenças em relação aos produtos comercializados aqui e lá. Nos EUA, os três veículos citados trazem mais equipamentos de série, incluindo itens de segurança, e eventualmente são até mais baratos - mesmo com o dólar nas alturas.

Confira o que esse trio oferece lá fora que não estão disponíveis para os clientes brasileiros.

Ford EcoSport

Ford Ecosport EUA - Divulgação - Divulgação
EcoSport vendido nos EUA traz central multimídia maior e opção de motor 1.0 turbo
Imagem: Divulgação

Os norte-americanos são ávidos por SUVs e picapes, preferencialmente os de grande porte.

Porém, a Ford avaliou que o pequeno EcoSport tem espaço naquele mercado.

Nos EUA, o utilitário esportivo custa de US$ 19.995 (R$ 99.729 no câmbio de sexta-feira) a US$ 27.380 (R$ 136.563), enquanto no Brasil os preços variam de R$ 75.640 a R$ 108.990.

Aqui, apenas a versão topo de linha Storm é equipada com tração 4x4 e motor 2.0 flex com injeção direta de 176 cv e 22,5 kgfm, sempre com transmissão automática, ao passo que as demais vêm com propulsor 1.5 de três cilindros, igualmente bicombustível, capaz de render 137 cv e 16,2 kgfm - gerenciado por câmbio manual ou automático.

No mercado norte-americano, por sua vez, todas as configurações são automáticas e podem receber os dois motores disponíveis: 1.0 turbo de 125 cv e 17,3 kgfm e o mesmo 2.0 com injeção direta, também acompanhado de tração nas quatro rodas e ajustado para render 168 cv e 20,6 kgfm. Lá, o combustível é sempre gasolina.

Ford EcoSport EUA - Divulgação - Divulgação
Nos Estados Unidos, EcoSport dispensa o estepe na tampa traseira e vem com kit de reparo
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No quesito segurança, desde a versão mais básica o EcoSport traz oito airbags e freios a disco nas quatro rodas, além de alerta pós-colisão e câmera traseira - contra apenas duas bolsas infláveis da configuração de entrada do modelo brasileiro.

No Brasil, toda a gama tem discos apenas nos freios dianteiros e os traseiros são a tambor. Em ambos países, controles de estabilidade e tração são itens de série.

Aqui, a partir da versão Titanium Plus o utilitário esportivo passa a ser equipado com sete airbags.

Quanto a itens de conforto e tecnologia, o Eco dos EUA também é mais recheado e vem com sensor de chave até na versão de entrada, enquanto a tela da central multimídia disponível para a gama é de oito polegadas, contra sete do carro brasileiro.

Outra diferença: nos Estados Unidos, todas as configurações dispensam estepe e trazem kit de reparo - exclusividade da versão Titanium Plus aqui.

Nissan Kicks

Nissan Kicks EUA - Divulgação - Divulgação
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Como no Brasil, nos Estados Unidos o Kicks é sempre equipado com motor 1.6 aspirado, só que lá ele bebe só gasolina e entrega um pouco mais de desempenho: são 124 cv e 15,8 kgfm, ante 114 cv e 15,5 kgfm do modelo flex fabricado e vendido aqui.

Lá fora, a transmissão é sempre CVT e no mercado brasileiro existe opção de câmbio manual.

Os preços do SUV compacto nos EUA variam de US$ 18.870 (R$ 94.117) a US$ 21.120 (R$ 105,3 mil) e aqui começam em R$ 82.490 e chegam a R$ 109.790.

Mesmo a versão mais acessível já oferece frenagem automática com detecção de pedestres, mais alerta de saída de faixa e central multimídia com tela tátil de sete polegadas.

Nissan Kicks EUA - Divulgação - Divulgação
Nos EUA, Kicks é mais completo inclusive na versão básica, que tem frenagem automática
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Também conta com airbags frontais, laterais de de cortina - ante airbag duplo do Kicks básico brasileiro, que tem câmbio manual e não oferece controles de tração e estabilidade, disponibilizados somente nas configurações com CVT.

Bolsas laterais e de cortina também são de série apenas nas duas versões mais completas.

Nos EUA, o modelo também pode receber opcionalmente sistema de som Bose e bancos dianteiros aquecidos, itens indisponíveis em nosso mercado.

Toyota Corolla

Toyota Corolla EUA - Divulgação - Divulgação
Nos EUA, Corolla tem visual diferente e conta com versões hatch, indisponíveis aqui
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O Corolla vendido e fabricado no Brasil tem a mesma base mecânica e estrutural do modelo norte-americano, que tem visual diferente e conta com versões hatch - indisponíveis em nosso País.

Por dentro, tanto o modelo oferecido nos EUA quanto o comercializado aqui são bastante parecidos, porém lá fora o sedã é mais recheado, independentemente da configuração.

Nos Estados Unidos, os preços sugeridos vão de US$ 19,6 mil (R$ 97.759) a US$ 25.550 (R$ 127.435), contra uma variação de R$ 105.990 até R$ 142.990 em nosso mercado.

No país norte-americano, são três opções de motorização, sempre gerenciadas pelo câmbio CVT, como aqui, e todas a gasolina: 1.8 de 141 cv e 17,4 kgfm; 2.0 de 171 cv e 20,9 kgfm; e 1.8 híbrido de 123 cv.

Toyota Corolla EUA - Divulgação - Divulgação
Cabine do Corolla norte-americano é semelhante, mas sedã tem 4G dedicado e o nosso, não
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No Brasil, o sedã dispõe do mesmo propulsor de dois litros, porém flex e ajustado para entregar 177 cv e 21,4 kgfm, enquanto a configuração híbrida também é bicombustível e entrega potência combinada de 122 cv.

O Corolla norte-americano se diferencia por trazer oito airbags em todas as configurações, contra sete do brasileiro.

Até a versão de entrada vem com o pacote safety sense, que inclui frenagem automática de emergência com detecção de pedestres, controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, assistente de manutenção de faixa, luz alta automática e leitor de placas.

Aqui, somente a configuração mais cara tem o pacote de segurança, que não é tão completo e não conta com a leitura de placas de trânsito.

O modelo vendido nos EUA também dispõe de sistema multimídia com internet 4G dedicada com roteador Wi-Fi, câmera traseira e comandos de voz por meio da assistente virtual Alexa - recursos não oferecidos no Corolla brasileiro.