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Nivus inaugura novo logotipo e muda comunicação da Volkswagen no Brasil

Nivus traz ao Brasil logotipo que estreou na Alemanha em 2019 - Divulgação
Nivus traz ao Brasil logotipo que estreou na Alemanha em 2019
Imagem: Divulgação

Vitor Matsubara

Do UOL, em São Paulo (SP)

28/05/2020 04h00

O Nivus vai marcar uma nova fase na estratégia de comunicação da Volkswagen do Brasil.

A partir de seu lançamento é que a empresa vai adotar uma nova linguagem visual em suas peças e materiais promocionais, a começar pelo logotipo renovado que estreia no país com o SUV cupê.

Apesar de parecer muito com o antecessor, o novo logotipo tem linhas mais simples e não é tridimensional como o antigo símbolo.

"Cada região determinou um calendário para adotar a nova logomarca e no Brasil decidimos apresentá-la juntamente com o Nivus. Mais do que uma adequação de logo, a ideia é que a gente trabalhe uma atitude de uma marca cada vez mais voltada para o futuro, de uma marca mais vibrante e conectada que tenha sempre as pessoas em primeiro lugar", afirma Leandro Ramiro, gerente de marketing da Volkswagen.

Mais próxima do consumidor

Novo logotipo VW - Ricardo Ribeiro/UOL - Ricardo Ribeiro/UOL
Apresentação do ID.3 marca estreia do logotipo da VW no Salão de Frankfurt
Imagem: Ricardo Ribeiro/UOL

A nova identidade visual da marca foi revelada na última edição do Salão de Frankfurt, realizada em setembro de 2019. Na ocasião, a fabricante fez uma ação simultânea em todas as suas fábricas na Alemanha, que revelaram a logomarca ao mesmo tempo. Na Europa, o modelo responsável por estreá-la foi o elétrico ID.3.

Por aqui, o logotipo deve ser aplicado de forma gradual no restante da linha.

"Vamos aplicá-lo nos próximos lançamentos e reformulações de produto seguindo um calendário pré-estabelecido, mas o Nivus será o 'embaixador' dessa nova identidade de marca", afirma Ramiro.

Nivus teaser - Reprodução - Reprodução
Nivus será 'embaixador' da nova identidade da Volkswagen
Imagem: Reprodução

Por trás da alteração na identidade visual está um novo posicionamento da marca, que quer ser vista como mais moderna e próxima dos clientes.

"Entendo que é uma grande oportunidade para nós porque acredito que ela resgata os pontos fortes da marca, que sempre foi muito próxima do consumidor. Se você parar para pensar, o próprio nome 'Volkswagen' ("carro do povo", em alemão) mostra que sempre houve um pensamento de estar próximo das pessoas, na essência da marca. Então formatar isso é para que a gente não perca essa imagem e resgatar essa jovialidade que a marca precisa ter, além de ser uma marca atual e conectada", conclui.