PUBLICIDADE
Topo

Não é só o novo Tracker: veja outros micos durante a apresentação de carros

Alessandro Reis

Do UOL, em São Paulo (SP)

20/03/2020 04h00Atualizada em 20/03/2020 13h45

Anteontem, durante a apresentação ao vivo do novo Chevrolet Tracker pela internet, os executivos da General Motors enfrentaram uma saia justa por não conseguirem abrir a tampa do porta-malas do SUV.

De acordo com a montadora, a gafe aconteceu porque um mecanismo de segurança do carro impediu que o porta-malas se abrisse, já que o veículo estava com a alavanca do câmbio automático em ponto-morto (N), e não na posição de estacionamento (P), necessária para o destravamento.

Isso não impediu a concorrente Volkswagen de fazer brincadeira com a situação com um vídeo, demonstrando o sistema de abertura da tampa de bagagens do Tiguan Allspace, que utiliza um sensor, bastando passar o pé embaixo do para-choque traseiro.

A situação constrangedora, no entanto, não foi a única durante apresentações ou demonstrações públicas de veículos. Confira abaixo outros "micos" de montadoras:

Picape da Tesla dá vexame

Apresentação de picape super-resistente da Tesla termina em fiasco - FREDERIC J. BROWN / AFP - FREDERIC J. BROWN / AFP
Apresentação da Cybertruck terminou em fiasco durante apresentação da picape no fim do ano passado
Imagem: FREDERIC J. BROWN / AFP

Em novembro passado, Elon Musk, o chefão da Tesla, ficou em situação complicada ao apresentar a Cybertruck, a picape de visual futurista da marca californiana de veículos 100% elétricos. Quando um funcionário da empresa tentou demonstrar a resistência dos vidros do utilitário, arremessando uma bola metálica, o vidro lateral acabou se espatifando durante transmissão ao vivo para o mundo inteiro, pela internet.

Na ocasião, o executivo alegou que, durante teste anterior ao evento, realizado no mesmo protótipo, não houve problemas. "Jogamos a mesma bola de aço na mesma janela várias vezes antes do evento e nem arranhamos o vidro", disse.

Para provar, ele compartilhou um vídeo da bola sendo atirada nas janelas, que aparentemente permaneceram intactas.

Volvo atropela pedestres

A Volvo é reconhecida com uma das marcas de automóveis que mais investe em segurança, tanto que hoje todos os seus veículos trazem recursos avançados para reduzir o risco de acidentes, como condução semiautônoma e frenagem automática de emergência.

Porém, isso não evitou alguns vexames. Em 2015, durante a demonstração do sistema City Safety do XC60, supostamente em uma concessionária da montadora no exterior, o recurso de freios automáticos não identificou duas pessoas à frente do veículo, que acabaram sendo atingidas, sem gravidade.

Na época, a montadora sueca alegou que o SUV em questão não estaria equipado com o recurso de detecção de pedestres e que, mesmo se estivesse, a tecnologia não funcionaria porque o motorista acelerou intencionalmente na direção da dupla.

Não foi a única vez. Em 2010, em outra demonstração com plateia, um Volvo S60 bateu na traseira de um caminhão, quando o esperado era que brecasse por conta própria.

Em 2013, situação parecida aconteceu no Brasil, durante a apresentação do Volvo V40. Quando um jornalista acelerou o hatch para testar o sistema de frenagem automática, o carro bateu em uma barreira fixa de material plástico, a baixa velocidade, e acabou ativando o airbag de pedestres, que provou funcionar perfeitamente.

Em contato com UOL Carros, a Volvo esclarece o funcionamento do sistema City Safety e não recomenda fazer testes ou demonstrações do pacote de segurança como as citadas neste texto.

"Nossos carros são rigorosamente testados em ambientes de teste seguros e apropriados e, por isso, não incentivamos a realização de nenhum tipo de teste ou demonstração como o do vídeo mencionado. O City Safety é uma das nossas tecnologias reconhecida por contribuir com uma condução mais segura e tranquila, sendo capaz de detectar pedestres, ciclistas, outros veículos e grandes animais, constantemente alertando o motorista de possíveis e colisões e acionando a frenagem automática caso necessário para evitar uma colisão".

Viu um carro camuflado ou em fase de testes? Mande para o nosso Instagram e veja sua foto ou vídeo publicados por UOL Carros! Você também pode ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito participando do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros.