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Tracker eleva disputa e mostra que PCDs já deixaram de ser 'carros pelados'

Versão PCD do Tracker já pode ser encomendada; prazo de entrega é de dez a 15 dias após baixa do pagamento, informou vendedor consultado - Reprodução
Versão PCD do Tracker já pode ser encomendada; prazo de entrega é de dez a 15 dias após baixa do pagamento, informou vendedor consultado
Imagem: Reprodução

Alessandro Reis

Do UOL, em São Paulo (SP)

18/03/2020 04h00

Há algum tempo, as versões de automóveis específicas para clientes PCD (pessoas com deficiência) vinham praticamente "peladas", perdendo uma série de itens para chegarem ao preço de até R$ 70 mil - teto para obter isenção total de ICMS e IPI na aquisição de um carro zero-quilômetro.

Isso ainda acontece com alguns modelos. Porém, quando se trata de SUVs compactos, a quase totalidade dos veículos PCD à venda oferece, pelo menos, um pouco mais do que o básico: incluem, além do câmbio automático, sistema de som, alarme e até controle de velocidade de cruzeiro na lista de equipamentos de série, dependendo do modelo.

Os três itens citados equipam a configuração PCD do novo Tracker, que agrega ainda mais recheio, na comparação com seus concorrentes. A novidade já pode ser encomendada na rede de concessionárias Chevrolet pelo preço de R$ 70 mil, que cai para R$ 56.877 incluídas todas as isenções.

UOL Carros obteve o valor em consulta a concessionárias e obteve mais detalhes, bem como a lista completa de equipamentos.

De acordo com vendedores consultados, as primeiras remessas do Tracker PCD comercializadas na fase de lançamento virão com pintura metálica grátis e três itens que serão retirados nas unidades seguintes: rack de teto, rodas de alumínio de 16 polegadas, tampão interno do porta-malas e retrovisores elétricos pintados na mesma cor do veículo. Um vendedor informou que o lote promocional seria limitado a mil unidades em todo o Brasil.

Só um ano de garantia

O prazo de entrega das primeiras encomendas é de dez a 15 dias após a baixa do pagamento, de acordo com o mesmo vendedor.

Olha aí a economia de custos para custar R$ 70 mil... Apesar disso e de a garantia ser limitada a apenas um ano, contra três das demais configurações, o Tracker PCD surpreende ao trazer recursos incomuns dentre os seus pares, mais atraentes que os itens a serem removidos.

Sempre equipada com o mesmo motor 1.0 turbo flex de 116 cv e até 16,8 kgfm, mais câmbio automático de seis marchas, a novidade também traz de série volante multifuncional, sensor de chave, partida do motor por botão e faróis e lanterna de neblina e computador de bordo com tela colorida de 3,5 polegadas (igual à das demais versões).

Também vem com central multimídia MyLink com tela tátil de oito polegadas compatível com Apple CarPlay e Android Auto, mais seis alto-falantes, duas portas USB traseira e câmera de ré.

Por outro lado, a multimídia não tem a internet 4G dedicada com roteador Wi-Fi nem o sistema OnStar, disponíveis em outras configurações do SUV compacto e que estão entre os itens mais interessantes do lançamento.

O Tracker para pessoas com deficiência também agrega equipamentos disponíveis em todas as demais configurações, como seis airbags, controles de tração e estabilidade (obrigatórios em novos modelos de automóveis a partir deste ano), assistente de partida em rampa Isofix, faróis com regulagem de altura, volante ajustável em altura e profundidade, sistema start-stop (que desliga o motor automaticamente para poupar combustível) e banco do motorista com regulagem de altura.

O Chevrolet, igualmente, é equipado com direção assistida (elétrica), ar-condicionado e travas e vidros elétricos - mandatários em um utilitário esportivo PCD.

E a concorrência?

Volkswagen T-Cross Sense - Divulgação - Divulgação
Volkswagen T-Cross Sense tem motor 1.0 turbo, multimídia e custa R$ 57.630 com todas as isenções
Imagem: Divulgação

O Volkswagen T-Cross Sense (R$ 57.630 com todos os descontos) é um dos SUVs PCD que mais se aproximam em conteúdo do Tracker: também traz seis airbags e Isofix, mais controles de tração e estabilidade com assistente de partida em aclive e ajustes do volante e do banco do motorista, bem como central multimídia (com tela de 6,5 polegadas), mas apenas com quatro alto-falantes, mais volante multifuncional.

O modelo da VW, que foi o quarto SUV PCD mais vendido no mês passado, também não traz controle de velocidade de cruzeiro, câmera de ré, sensor de chave, partida por botão nem tampa interna do porta-malas. No entanto, vem de fábrica com rodas de liga leve aro 16 e rack de teto - que, vale lembrar, o Tracker não deverá oferecer após a etapa de lançamento. O motor também é 1.0 turboflex, porém mais potente: são até 128 cv e 20,4 kgfm. O câmbio automático tem seis marchas.

Nissan Kicks S Direct - Divulgação - Divulgação
Nissan Kicks S Direct foi o SUV PCD mais vendido em fevereiro e é equipado com motor 1.6 e CVT
Imagem: Divulgação

Por sua vez, o Nissan Kicks S Direct (R$ 54.163 com as isenções), que foi o SUV PCD mais vendido em fevereiro, vem apenas com o airbag duplo obrigatório, bem como controles de tração e estabilidade com assistente de partida em rampa e Isofix. Quanto ao sistema de áudio, nada de central multimídia: oferece equipamento sem tela tátil, dotado de Bluetooth, entrada auxiliar, USB e quatro alto-falantes.

Traz, ainda, rodas de aço de 16 polegadas com calotas, controle de velocidade de cruzeiro, volante multifuncional, rack de teto e chave canivete. O motor é sempre o 1.6 flex aspirado de 114 cv e 15,5 kgfm, gerenciado pela transmissão CVT.

Hyundai Creta Attitude 1. 6 PCD - Divulgação - Divulgação
Hyundai Creta Attitude 1. 6 custa R$ 54.662 com todos os descontos; não traz equipamento de som
Imagem: Divulgação

Já o Hyundai Creta Attitude (R$ 54.662 com os descontos), vice-campeão dentre os SUVs PCD em fevereiro, também se restringe aos airbags dianteiros em termos de segurança, que é acrescida de controles de tração e estabilidade com assistente de partida em aclive, sinalização de frenagem de emergência e Isofix.

A lista de equipamentos inclui, ainda, controle de velocidade de cruzeiro, rodas de aço de 16 polegadas com calotas, chave canivete, sistema start-stop e cinco anos de garantia. No entanto, o Creta PCD não é comercializado com sistema de som. O motor é o 1.6 aspirado de 130 cv e 16,5 kgfm de torque, com transmissão automática de seis marchas.

Jeep Renegade 1.8 PCD - Divulgação - Divulgação
Jeep Renegade 1.8 oferece apenas dois airbags, como a maioria dos SUVs PCD no Brasil
Imagem: Divulgação

O Jeep Renegade 1.8 (R$ 54.662), terceiro SUV PCD mais vendido no mês passado, também segue a receita de oferecer apenas dois airbags e igualmente traz controles de tração e estabilidade, mais assistente de partida em rampa e Isofix. Tem, ainda, rodas de liga leve aro 16, freio de estacionamento elétrico e monitoramento da pressão dos pneus.

Também oferece start-stop, computador de bordo, controlador e limitador de velocidade e repetidor de seta nos retrovisores. Porém, não conta com sistema de som: apenas preparação com quatro alto-falantes. O propulsor é o 1.8 flex aspirado de 139 cv e 19,27 kgfm, gerenciado pelo câmbio automático de seis velocidades.

Citroen C4 Cactus Feel Business -  -

Por fim, o Citroën C4 Cactus Feel Business (R$ 54.655), o quinto colocado no ranking de vendas de SUVs PCD, sai da fábrica com dois airbags, Isofix, controles de tração e estabilidade com assistente de partida em aclive, rodas de liga leve de 17 polegadas, controle de velocidade de cruzeiro, volante multifuncional, faróis de neblina e barras de teto.

Da mesma forma que o Tracker e o T-Cross, oferece de série central multimídia, no caso com tela sensível ao toque de sete polegadas com Android Auto e Apple CarPlay. Um diferencial do Citroën é o painel de instrumentos 100% digital, embora em tela monocromática que não oferece muitas personalizações. Também oferece luzes diurnas de LEDs.

A parte mecânica é composta por motor 1.6 flex, também aspirado, de 118 cv e 16,1 kgfm, acompanhado de câmbio automático de seis velocidades.

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Errata: o texto foi atualizado
Foi originalmente informado no 21º parágrafo que a versão PCD do C4 Cactus tem rodas de aço com calotas; na verdade, essa configuração é vendida com rodas de liga leve. A informação já foi corrigida.